O VALOR DA MARCA: CONCEITOS, ABORDAGENS E ESTUDOS NO BRASIL

Autores

  • Marta Olivia Rovedder de Oliveira Universidade Federal do Pampa – RS/Brasil
  • Fernando Bins Luce Universidade Federal do Rio Grande do Sul – RS/Brasil

Palavras-chave:

valor da marca, conceitos, abordagens de mensuração, estudos no Brasil.

Resumo

O valor da marca é um importante construto a ser estudado porque é associado a benefícios-chave tanto para os consumidores quanto para as empresas, de forma que existe um crescente reconhecimento de que as marcas são recursos capazes de melhorar o valor ao acionista. O presente estudo visa verificar os estudos relativos ao valor da marca realizados no Brasil. Para tanto, primeiramente revisa conceitos e construtos existentes. Após, aponta alguns modelos de mensuração e, por fim, realiza um levantamento, dentre algumas das principais publicações brasileiras de administração, sobre os trabalhos realizados atinentes a esse tema. O levantamento dos estudos demonstrou que, nos últimos anos 2007 e principalmente 2006 , ocorreu um crescimento dessas pesquisas, mas ainda há um amplo caminho para esses estudos no Brasil. Muitos estudos são de caráter teórico-conceitual, existindo espaço para avanços em pesquisas de caráter empírico. Crê-se que ainda haja espaço para pesquisas que relacionem o desempenho da marca ao desempenho empresarial, seja lucratividade ou valor ao acionista. Também existe uma carência de estudos que observem concomitantemente a perspectiva de valor dos consumidores e das empresas. Dentre as contribuições que essa pesquisa buscou oferecer destacam-se, além dos conceitos, modelos e estudos levantados, a indicação de futuras pesquisas no Brasil.

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Publicado

2013-04-08

Como Citar

Rovedder de Oliveira, M. O., & Bins Luce, F. (2013). O VALOR DA MARCA: CONCEITOS, ABORDAGENS E ESTUDOS NO BRASIL. Revista Eletrônica De Administração, 17(2), 502–529. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38535

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