AS ABORDAGENS MARKET-DRIVEN E MARKET-DRIVING DE ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO E INOVAÇÃO: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO INTEGRADO

Autores

  • Valter Afonso Vieira Universidade Federal do Paraná – PR/Brasil
  • Claudio Zancan Universidade de Brasília – Brasília/DF

Palavras-chave:

Estratégia, Market-Driving, Orientação para o Mercado.

Resumo

Direcionamentos recentes da teoria de orientação para o mercado têm apontado para a natureza eminentemente reativa das estratégias relacionadas. Argumenta-se que a abordagem tradicional - market-driven - seja excessivamente determinista e de forte conotação adaptativa perante o ambiente externo. Essa visão passa a ser complementada por uma nova perspectiva - market-driving -, pressupondo a possibilidade de que as estruturas e o comportamento do mercado possam ser modelados pelas organizações. Entretanto, ainda são incipientes os esforços na construção de um modelo de referência que possa nortear futuras pesquisas no âmbito dessa estratégia. É nessa problemática que se insere o objetivo do presente trabalho, em vistas de apresentar um modelo teórico e proposições de pesquisa sobre o tema, baseados em intensiva revisão de literatura. Como conclusão, o modelo construído permite vislumbrar os antecedentes da estratégia market-driving, suas respectivas ações de implementação e variáveis correlatas. Também se verifica a natureza complementar dessa abordagem em relação à postura tradicional de orientação. Ao final, apresentam-se as implicações acadêmicas e gerenciais do presente estudo, bem como a agenda para pesquisas futuras.

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Publicado

2011-08-01

Como Citar

Afonso Vieira, V., & Zancan, C. (2011). AS ABORDAGENS MARKET-DRIVEN E MARKET-DRIVING DE ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO E INOVAÇÃO: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO INTEGRADO. Revista Eletrônica De Administração, 17(2), 480–501. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38534