GARANTIAS EM SERVIÇOS: DA PROMESSA À RECUPERAÇÃO

Autores

  • Juliana Damian Nunes Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis, SC/Brasil
  • Tiago Savi Mondo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – Florianópolis, SC/Brasil
  • Jane Iara Pereira da Costa Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis, SC/Brasil

Palavras-chave:

Serviços, Marketing de Serviços, Garantias em serviços, Percepção de consumidores.

Resumo

A garantia de serviços é um tema pouco explorado nas publicações científicas, sendo que grande parte do que está disponível como conhecimento gerado a partir de investigações empírico-científicas é relacionado com a qualidade e satisfação dos clientes de serviços e não
com o processo de garantia propriamente dito. Assim, o objetivo desta pesquisa é verificar a importância atribuída por clientes do município de Florianópolis às garantias oferecidas por organizações de serviços. A pesquisa se caracteriza por ser exploratória de caráter quantitativo e do tipo survey. A amostra foi composta por 400 consumidores da cidade, sendo o instrumento de coleta de dados um questionário estruturado e não disfarçado. Foi utilizada estatística descritiva com aplicação de cross-tables com testes de qui-quadrado.Os principais resultados mostram o fato de que vários clientes consideram decisiva a garantia na hora de
adquirir um serviço, bem como o reconhecimento da importância da  postura da empresa diante de uma falha no serviço. Conclui-se com o estudo que a garantia  exerce papel fundamental na prestação de serviços e que os consumidores a consideram um diferencial competitivo.

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Publicado

2011-12-01

Como Citar

Damian Nunes, J., Savi Mondo, T., & Pereira da Costa, J. I. (2011). GARANTIAS EM SERVIÇOS: DA PROMESSA À RECUPERAÇÃO. Revista Eletrônica De Administração, 17(3), 687–715. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38519