UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS INFLUENCIADORES DA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA DE PRODUTOS DE MARCA PRÓPRIA DE SUPERMERCADOS

Autores

  • Lúcia Aparecida da Silva Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto, SP / Brasil
  • Edgard Monforte Merlo Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto, SP / Brasil
  • Marcelo Seido Nagano Universidade de São Paulo – São Carlos, SP / Brasil

Palavras-chave:

varejo, marca própria de supermercado, comportamento do consumidor.

Resumo

A adoção de marcas próprias no mix de produtos de supermercados é uma ação estratégica que alguns varejistas estão utilizando para melhorar sua competitividade no setor. No Brasil, a participação de mercado das marcas próprias ainda é pouco representativa, o que reflete a atitude dos consumidores diante desses produtos. A proposta deste trabalho foi avaliar os fatores que influenciam no comportamento do consumidor em relação aos produtos de marcas próprias de supermercados. Foi  desenvolvida uma pesquisa de campo de caráter exploratório com abordagem quantitativa, por meio de questionário auto-administrado, o que possibilitou a coleta de opiniões de uma amostra de 983 clientes de supermercados. Os resultados obtidos demonstram que os respondentes não possuem uma imagem positiva dos produtos de marcas próprias, devido: à grande variação na qualidade dos produtos dentro das categorias e entre as categorias ofertadas, ao risco percebido, à ausência de comunicação efetiva sobre os produtos e à imagem de inferioridade transmitida pelos atributos das marcas próprias como embalagem, forma de exposição e política de preços. Dos fatores obtidos, pode-se concluir
que a imagem da loja, a comunicação e preço, a qualidade e preço destacaram-se como os mais importantes para os respondentes e que exerceram maior influência em seu comportamento.

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Publicado

2012-04-01

Como Citar

da Silva, L. A., Monforte Merlo, E., & Seido Nagano, M. (2012). UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS INFLUENCIADORES DA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA DE PRODUTOS DE MARCA PRÓPRIA DE SUPERMERCADOS. Revista Eletrônica De Administração, 18(1), 97–129. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38458