SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SERVIDORES PÚBLICOS BRASILEIROS E NORUEGUESES

Autores

  • Virgínia Donizete de Carvalho Universidade Federal de Alfenas – Varginha, MG / Brasil
  • Lívia de Oliveira Borges Universidade Federal de Alfenas – Varginha, MG / Brasil
  • Arne Vikan Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia – Trondheim, Noruega

Palavras-chave:

Socialização Organizacional, Contexto Cultural, Universidades Públicas, Servidores Brasileiros, Servidores Noruegueses

Resumo

O estudo foi delineado com vistas a identificar os resultados de socialização organizacional deservidores atuantes em duas universidades públicas, de diferentes países (Brasil e Noruega), ecompará-los numa perspectiva de análise transcultural. As amostras foram constituídas deprofessores e funcionários técnico-administrativos de uma universidade brasileira (N=72) e deuma universidade norueguesa (N=63). Na obtenção dos dados foi utilizado o Inventário deSocialização Organizacional (ISO) e uma ficha sociodemográfica. Considerando que osrespondentes são provenientes de diferentes culturas, os procedimentos de análise dos dadosforam precedidos de testes para a verificação da ocorrência de diferentes estilos de respostaentre os mesmos. Para a identificação e comparação dos resultados de socializaçãoorganizacional foram estimadas as médias nos fatores do ISO, aplicados testes t para acomparação das médias e realizados testes ANOVA para verificar a ocorrência de diferençassignificativas nos níveis de socialização organizacional em função da nacionalidade e daocupação. Com base nos achados obtidos, observou-se que os servidores noruegueses, demodo geral, relataram maior integração às pessoas do que os servidores brasileiros e estes, porsua vez, tenderam a resultados mais satisfatórios de integração à organização. Notou-se,ainda, um efeito interativo entre nacionalidade e ocupação nos resultados de socializaçãoorganizacional, de forma que uma homogeneidade nos níveis de socialização de servidoresdocentes e técnico-administrativos foi verificada somente na universidade norueguesa, sendoexpressivas as diferenças nos níveis de socialização dos servidores, em ocupações distintas, na universidade brasileira. Além disso, os funcionários técnico-administrativos norueguesestenderam a se mostrar mais socializados do que os brasileiros, ao passo que, entre estesúltimos, os docentes demonstraram uma socialização mais satisfatória comparativamente aosnoruegueses. Atentando para os diferentes contextos em que se inserem as duas universidadesestudadas, reflexões acerca de possíveis influências das orientações culturais nos resultadosforam tecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Donizete de Carvalho, Universidade Federal de Alfenas – Varginha, MG / Brasil

Lívia de Oliveira Borges, Universidade Federal de Alfenas – Varginha, MG / Brasil

Arne Vikan, Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia – Trondheim, Noruega

Downloads

Publicado

2012-08-01

Como Citar

de Carvalho, V. D., de Oliveira Borges, L., & Vikan, A. (2012). SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SERVIDORES PÚBLICOS BRASILEIROS E NORUEGUESES. Revista Eletrônica De Administração, 18(2), 339–371. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38393