UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INDÚSTRIA BRASILEIRA DE ANIMAÇÃO PARA A TV

Autores

  • Wilian Gatti Junior Universidade Anhembi Morumbi – SP / Brasil
  • Marilson Alves Gonçalves (in memoriam) Universidade de São Paulo – SP / Brasil
  • Ana Paula Franco Paes Leme Barbosa Universidade de São Paulo – SP / Brasil

Palavras-chave:

Indústria de animação, Indústria criativa, Produção para TV, Competitividade, Criatividade

Resumo

A economia criativa tem recebido pouca atenção da comunidade acadêmica, a despeito de sua importância econômica e cultural. Este artigo procura contribuir com a literatura sobre o tema com foco na indústria de animação, mais precisamente na produção de animações para a TV, pois recentemente o país produziu animações de sucesso na TV paga exibidas não só no Brasil, mas também em vários países. Este artigo procura analisar como as produtoras nacionais construíram vantagens competitivas que as possibilitaram obter êxito em suas produções em um mercado dominado por estúdios internacionais. Para atingir esse propósito foi conduzida uma pesquisa exploratório-descritiva analisando três produtoras (Flamma, TV PinGuim e 2DLab) que exibem seu produto no canal Discovery Kids, voltado ao público pré-escolar. Foram entrevistados todos os sócios das produtoras (em um total de seis, dois de cada produtora), mais uma representante da indústria de animação para o cinema. Além das entrevistas, foram utilizados dados secundários, basicamente coletados na mídia (jornais, revistas e internet). O trabalho revelou a convergência de duas fontes de vantagens competitivas. A primeira ligada a fatores internos às produtoras estudadas (conhecimento técnico e visão do negócio) e a segunda fonte ligada a fatores ambientais, criados pela cadeia produtiva dessa indústria (criação de novos canais de TV, interesse de parceiros internacionais e linhas de financiamento para a produção).

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Publicado

2014-07-17

Como Citar

Gatti Junior, W., Alves Gonçalves (in memoriam), M., & Franco Paes Leme Barbosa, A. P. (2014). UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INDÚSTRIA BRASILEIRA DE ANIMAÇÃO PARA A TV. Revista Eletrônica De Administração, 20(2), 461–495. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38250

Edição

Seção

Estudos de Caso