APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL A PARTIR DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO/UFRGS

Autores

  • Francielle Molon da Silva Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS Brasil
  • Mario Cesar dos Santos de Carvalho Faculdade de Castanhal - Castanhal/PA Brasil
  • Camila Furlan da Costa Universidade Federal do Pampa - Santana do Livramento/RS Brasil
  • Marisa Ignez dos Santos Rhoden Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS Brasil

Palavras-chave:

Aprendizagem, Aprendizagem Organizacional, Educação a Distância.

Resumo

Estudos sobre aprendizagem e Educação a Distância (EAD) são encontrados em diversos meios de publicação. Entretanto, a articulação entre estas duas temáticas ainda se encontra como um campo aberto a novos debates. Para contribuir com esta discussão, o objetivo desse estudo é analisar o modo como ocorreu o processo de aprendizagem organizacional na EA/UFRGS, a partir das experiências dos cursos de EAD por ela ofertados no período de 2005 a 2010. Para isso, utilizamos um método qualitativo estudo de caso, analisando a gestão de quatro cursos de EAD da EA/UFRGS. Os dados foram obtidos através de documentos e da observação participante e foram analisados através do emprego da técnica qualitativa da análise interpretativa. Os resultados demonstram que uma série de práticas e papéis foram estabelecidas e alteradas mais através de um processo de tentativa e erro, do que fruto de ações coordenadas, planejadas e formalizadas pelos membros das equipes de EAD. Concluímos, que as práticas refletidas, mantidas e/ou alteradas adotadas na gestão dos cursos de EAD da EA/UFRGS resultaram em aprendizagem organizacional. Porém, a ação integrada de debate e avaliação das rotinas entre os gestores dos quatro cursos analisados, poderia trazer mais benefícios à instituição. O que poderia também reduzir a subjetividade das ações administrativas e pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Molon da Silva, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS Brasil

Mario Cesar dos Santos de Carvalho, Faculdade de Castanhal - Castanhal/PA Brasil

Camila Furlan da Costa, Universidade Federal do Pampa - Santana do Livramento/RS Brasil

Marisa Ignez dos Santos Rhoden, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS Brasil

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Molon da Silva, F., dos Santos de Carvalho, M. C., Furlan da Costa, C., & dos Santos Rhoden, M. I. (2012). APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL A PARTIR DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO/UFRGS. Revista Eletrônica De Administração, 18(3), 829–857. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/35454

Edição

Seção

Estudos de Caso