APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL A PARTIR DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO/UFRGS
Palavras-chave:
Aprendizagem, Aprendizagem Organizacional, Educação a Distância.Resumo
Estudos sobre aprendizagem e Educação a Distância (EAD) são encontrados em diversos meios de publicação. Entretanto, a articulação entre estas duas temáticas ainda se encontra como um campo aberto a novos debates. Para contribuir com esta discussão, o objetivo desse estudo é analisar o modo como ocorreu o processo de aprendizagem organizacional na EA/UFRGS, a partir das experiências dos cursos de EAD por ela ofertados no período de 2005 a 2010. Para isso, utilizamos um método qualitativo estudo de caso, analisando a gestão de quatro cursos de EAD da EA/UFRGS. Os dados foram obtidos através de documentos e da observação participante e foram analisados através do emprego da técnica qualitativa da análise interpretativa. Os resultados demonstram que uma série de práticas e papéis foram estabelecidas e alteradas mais através de um processo de tentativa e erro, do que fruto de ações coordenadas, planejadas e formalizadas pelos membros das equipes de EAD. Concluímos, que as práticas refletidas, mantidas e/ou alteradas adotadas na gestão dos cursos de EAD da EA/UFRGS resultaram em aprendizagem organizacional. Porém, a ação integrada de debate e avaliação das rotinas entre os gestores dos quatro cursos analisados, poderia trazer mais benefícios à instituição. O que poderia também reduzir a subjetividade das ações administrativas e pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.