O PROCESSO DE ANÁLISE DO AMBIENTE E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Adilson Caldeira Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo/SP Brasil
  • Arilda Schmidt Godoy Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo/SP Brasil

Palavras-chave:

Análise do Ambiente, Aprendizagem Organizacional, Estratégia, Planejamento Estratégico.

Resumo

Este estudo foi realizado a partir da questão: “Quais as contribuições do processo de análise do ambiente para a aprendizagem organizacional?” Em busca da resposta, efetuou-se, a princípio, uma revisão da literatura que aborda os conceitos e principais aplicações relativos às formas pelas quais a aprendizagem se processa nas organizações. Na seqüência procurou-se igualmente contextualizar a fundamentação teórico-conceitual que permeia os estudos atinentes à estratégia empresarial na atualidade. No plano empírico, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso na empresa Petrobras, na qual os dados foram colhidos utilizando-se entrevistas. Em primeiro lugar, são apresentados os dados históricos e a descrição do processo de análise do ambiente efetuada no processo de planejamento estratégico na organização pesquisada. A seguir, apresenta-se a visão dos gestores a respeito do aprendizado decorrente desse processo. As declarações dos executivos foram classificadas por categorias e submetidas a análise de conteúdo. Os resultados revelam que os entrevistados vêem a análise do ambiente como meio de aprendizagem organizacional e demonstram acreditar que a aprendizagem resultante contribui para o desempenho da empresa por desenvolver sua capacitação para aprimorar suas ações administrativas. Assim sendo, o estudo proporciona a visão de uma associação entre os processos de planejamento estratégico e aprendizagem nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Caldeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo/SP Brasil

Arilda Schmidt Godoy, Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo/SP Brasil

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Caldeira, A., & Schmidt Godoy, A. (2012). O PROCESSO DE ANÁLISE DO AMBIENTE E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO. Revista Eletrônica De Administração, 18(3), 779–812. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/35453

Edição

Seção

Estudos de Caso