“Confesso que...”

autogerenciamento e vivências de carreira de universitários durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • Mariana Ramos de Melo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm). Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – Campus Cachoeiro de Itapemirim) https://orcid.org/0000-0001-7826-6050
  • José Edemir da Silva Anjo Universidade Federal de Lavras (UFLA) https://orcid.org/0000-0002-5989-1173
  • Rosiane da Silva Viana Bolzan Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) https://orcid.org/0000-0002-1338-5363
  • Priscilla de Oliveira Martins da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós Graduação em Administração (PPGAdm) e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP) https://orcid.org/0000-0002-2922-6607

Resumo

O objetivo do artigo é explicar como barreiras percebidas na carreira impactaram o autogerenciamento de carreira de estudantes de uma universidade pública no contexto da pandemia da Covid-19.  Seguindo uma abordagem qualitativa, foi adotada a pesquisa documental como estratégia metodológica ao partir da coleta de postagens da página “Segredos”, na rede social Facebook, que é um espaço de discussões da comunidade acadêmica. Os dados foram codificados, analisados e orientados pela análise de conteúdo com categorização temática a posteriori. Foram obtidas as seguintes categorias temáticas: barreiras percebidas na carreira e autogerenciamento de carreira. Os resultados apontaram que diante do contexto atípico de crises contextuais, os estudantes percebem inúmeras barreiras externas (educação, economia, política, restrições financeiras e condição familiar) e internas (saúde mental). Com a pandemia, o autogerenciamento de carreira se tornou mais intenso e complexo, por meio do qual os estudantes realizam ações de enfrentamento das barreiras percebidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ramos de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm). Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – Campus Cachoeiro de Itapemirim)

Doutoranda e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora substituta no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Cachoeiro de Itapemirim.

José Edemir da Silva Anjo, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor substituto na Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB).

Rosiane da Silva Viana Bolzan, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  Empreendedora.

Priscilla de Oliveira Martins da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Programa de Pós Graduação em Administração (PPGAdm) e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP)

Professora do Departamento de Administração e Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Ramos de Melo, M., da Silva Anjo, J. E., da Silva Viana Bolzan, R., & de Oliveira Martins da Silva, P. (2022). “Confesso que.”: autogerenciamento e vivências de carreira de universitários durante a pandemia da Covid-19. Revista Eletrônica De Administração, 28(3), 770–800. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/124458