“Confesso que...”
autogerenciamento e vivências de carreira de universitários durante a pandemia da Covid-19
Resumo
O objetivo do artigo é explicar como barreiras percebidas na carreira impactaram o autogerenciamento de carreira de estudantes de uma universidade pública no contexto da pandemia da Covid-19. Seguindo uma abordagem qualitativa, foi adotada a pesquisa documental como estratégia metodológica ao partir da coleta de postagens da página “Segredos”, na rede social Facebook, que é um espaço de discussões da comunidade acadêmica. Os dados foram codificados, analisados e orientados pela análise de conteúdo com categorização temática a posteriori. Foram obtidas as seguintes categorias temáticas: barreiras percebidas na carreira e autogerenciamento de carreira. Os resultados apontaram que diante do contexto atípico de crises contextuais, os estudantes percebem inúmeras barreiras externas (educação, economia, política, restrições financeiras e condição familiar) e internas (saúde mental). Com a pandemia, o autogerenciamento de carreira se tornou mais intenso e complexo, por meio do qual os estudantes realizam ações de enfrentamento das barreiras percebidas.
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Copyright (c) 2022 Mariana Ramos de Melo, José Edemir da Silva Anjo, Rosiane da Silva Viana Bolzan, Priscilla de Oliveira Martins da Silva
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