Marketing Social e Ecossistemas de Negócios

avaliação reflexiva para proposição de uma visão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Marketing Social, Ecossistemas de Negócio, Integração

Resumo

Este ensaio apresenta as relações entre Marketing Social (MS) e Ecossistemas de Negócio (EN), buscando contribuir para a integração destas áreas de conhecimento e argumentando que a aplicação da análise de ecossistemas pode ser um instrumento valioso no desenvolvimento de estratégias de Marketing Social mais eficientes. Por meio de uma avaliação reflexiva realizada a partir de investigação crítica do estado da arte, orientada pela busca por pontos comuns entre MS e EN, expuseram-se elementos de convergência entre tais assuntos, principalmente os de natureza organizacional, empresarial, social e comunitária. Consolidando-se um quadro contendo particularidades do MS e contribuições de EN, elencaram-se quatro proposições, permitindo constatar que organizações que realizem planejamentos de MS poderão conceber estratégias derivadas do mapeamento da estrutura da rede composta pelo ecossistema a que pertencem, beneficiando-se das trocas de recursos e de influências entre stakeholders e outros participantes.

 

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

de Souza Rodrigues, M. A., & Kamlot, D. (2022). Marketing Social e Ecossistemas de Negócios: avaliação reflexiva para proposição de uma visão integrativa. Revista Eletrônica De Administração, 28(1), 180–207. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/121018

Edição

Seção

Artigos