Contribuições da problematização filosófica para o estudo da administração pública

Autores

Palavras-chave:

Administração pública. Problemas filosóficos. Produção de conceitos. Oficinas de pensamento filosófico

Resumo

O ensaio aborda a filosofia como um fazer crítico-reflexivo e radical e sua contribuição para o estudo da administração pública. Explicita a natureza transdisciplinar dos problemas neste campo e o enraizamento das suas ciências conformadoras até a filosofia. Assinala o processo em curso de assentamento da administração pública como disciplina, movimento este que endereça também a singular importância da filosofia e sua função de produção de conceitos. Propõe a problematização de natureza filosófica como recurso para a depuração e ressignificação de conceitos permitindo compreensões e ações distintas da prática convencional. Sinaliza um recorte de temas e conceitos da administração pública a serem examinados e refletidos, enfatizando a necessidade de um olhar para a sociedade e a administração pública brasileira. Finaliza com a proposição de elementos para uma metodologia de problematização conceitual a ser implementada na forma de oficinas de pensamento filosófico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Trescastro Bergue, Escola Superior de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do RS

Doutor em Administração, área de Estudos Organizacionais (UFRGS). Mestre em Administração com ênfase em Administração Pública (UFRGS). Bacharel em Administração e Bacharel em Ciências Econômicas. Graduado em Filosofia pela UFPEL. Auditor Público Externo no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Pesquisador Associado ao Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política Rio-Grandense - NUPERGS/PPG Ciência Política/UFRGS. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Gestão do Trabalho, Liderança e Transformação Digital, da Universidade de Brasília – UnB.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

Bergue, S. T. (2022). Contribuições da problematização filosófica para o estudo da administração pública. Revista Eletrônica De Administração, 28(1), 1–32. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/118517

Edição

Seção

Artigos