Análise ergológica da trajetória de vida de um sindicalista

Autores

  • Kleyton Teixeira Valadão Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mônica de Fatima Bianco Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Sindicalismo. Ergologia. História de Vida. Trabalho. Estudos Organizacionais.

Resumo

Desde os anos 1990 no Brasil, estudiosos revelam haver uma escalada contra os direitos trabalhistas, submetendo os trabalhadores a diferentes formas de precarização. Tais acontecimentos favoreceram a emergência de um sindicalismo neoliberal e, também, a inflexão de Centrais sindicais, às vezes falhando em propor alternativas contrárias ao padrão de desenvolvimento capitalista. O foco desta pesquisa está na atividade do sindicalista, diretor de um sindicato de vigilância privada, e foi adotado o método história de vida. O artigo tem por objetivo compreender as experiências vividas pelo sindicalista entrevistado e os usos do corpo-si em sua atividade de trabalho. O uso da Ergologia teve o intuito de incitar aqueles que vivem e trabalham a pôr em palavras um ponto de vista sobre a sua atividade. A história de vida de Juvenal evidencia os debates de normas e valores, usos do corpo-si, os tensionamentos entre as três esferas, 1) sindicalismo, 2) mercado e 3) Estado. A história de vida pôde convocar o trabalhador para produzir saberes sobre sua própria existência, inclusive em seu trabalho, além de dar voz a certos grupos socialmente invisíveis. A história de Juvenal representa as histórias de vida de outros brasileiros que lutam pelo direito de viver tendo trabalho digno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleyton Teixeira Valadão, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Administração pela UFES

Mônica de Fatima Bianco, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Programa de Pòs-Graduação em Administração e do Departamento de Administração da UFES, Doutora em Engenharia de Produção (POLI-USP)

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Valadão, K. T., & Bianco, M. de F. (2021). Análise ergológica da trajetória de vida de um sindicalista. Revista Eletrônica De Administração, 27(2), 462–495. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/105248

Edição

Seção

Artigos