Efeitos da satisfação, confiança e seus antecedentes na intenção de recompra online

Autores

Palavras-chave:

Comportamento de Consumo, Satisfação, Confiança, Intenção de Recompra Online

Resumo

O presente estudo buscou analisar os efeitos da satisfação, confiança e seus antecedentes na intenção de recompra online. A partir da teoria, são formuladas hipóteses dos construtos em relação à intenção de consumidores em recomprar online. As hipóteses foram testadas por meio de uma survey, a qual resultou em uma amostra de 250 indivíduos, cujo único requisito era já ter realizado compras online. Os dados coletados foram analisados via modelagem de equações estruturais, com a verificação de efeitos significativos em várias das hipóteses do estudo, tendo destaque para a confiança do consumidor, atuando como mediadora da relação entre os demais construtos e a intenção de recompra online. Cinco das nove hipóteses propostas se confirmaram, incluindo as relações entre: facilidade de uso e controle percebido, controle percebido sobre confiança, satisfação sobre confiança, benefícios percebidos sobre satisfação, e da confiança sobre intenção de recompra online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Couri Boueri, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração

Mestre em Administração de Empresas pelo IAG, PUC-Rio. Pesquisador Associado ao Programa de Pós Graduação do Departamento de Administração da PUC-Rio.

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração

Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq (PQ2), Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, Líder do Tema de Marketing Digital e Inovações da Divisão de Marketing da ANPAD e Editor Associado da Latin American Business Review. Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ; Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG - PUC-Rio; Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais, um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações - editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Trabalhou previamente como Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil; Consultor de Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio e Instrutor Oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação. Atua como revisor de dezenove periódicos nacionais e internacionais. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Teoria de Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós-graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC-Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing digital, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, PPGA - Unigranrio

Professor de Mestrado em Administração (PPGA-Unigranrio), Professor substituto 20h - UFF (departamento de Empreendedorismo). Doutor em Administração - IAG PUC (2018), Mestre - MSc em Gestão Empresarial pela FGV - EBAPE Rio (2014), Pesquisador associado do Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços - LabrInTOS/COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós Graduado em Marketing pela ESPM (1998), Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa - MG (1992). Profissional de Marketing com 20 anos de experiência na criação e desenvolvimento de novos negócios e projetos com base em análise de mercado. Atuação em cargos gerenciais na Coca-Cola, AMBEV, Fagga GL Events, além de outras experiências empreendedoras.Atua principalmente nos seguintes temas: estratégia, marketing, empreendedorismo, vendas, inovação, comportamento do consumidor, cultura, turismo e gestão de eventos. Experiência anterior em Docência - professor substituto do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - UFF (2015-2017); professor do MBA Empreendimentos Turísticos - UFF, professor do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente-LATEC em treinamentos ministrados para o Tribunal de Justiça do Estado - TJRJ. Universidade Cândido Mendes (2003 ? 2005) - foi professor auxiliar. Disciplinas que ministrou na UFF: Estratégia Empresarial, Cenários e Tendências, Práticas Empresariais, Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Design Thinking. Disciplinas que ministrou na Universidade Candido Mendes: Marketing de Serviços, Lançamento de Produtos, Marketing Básico e Marketing Avançado, para os cursos de Gestão de Marketing e de Negócios.

Downloads

Publicado

2021-03-15

Como Citar

Boueri, L. E. C., Ferreira, J. B., & Falcão, R. P. de Q. (2021). Efeitos da satisfação, confiança e seus antecedentes na intenção de recompra online. Revista Eletrônica De Administração, 27(1), 232–264. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/104396

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)