Efeitos da satisfação, confiança e seus antecedentes na intenção de recompra online

Autores

Palavras-chave:

Comportamento de Consumo, Satisfação, Confiança, Intenção de Recompra Online

Resumo

O presente estudo buscou analisar os efeitos da satisfação, confiança e seus antecedentes na intenção de recompra online. A partir da teoria, são formuladas hipóteses dos construtos em relação à intenção de consumidores em recomprar online. As hipóteses foram testadas por meio de uma survey, a qual resultou em uma amostra de 250 indivíduos, cujo único requisito era já ter realizado compras online. Os dados coletados foram analisados via modelagem de equações estruturais, com a verificação de efeitos significativos em várias das hipóteses do estudo, tendo destaque para a confiança do consumidor, atuando como mediadora da relação entre os demais construtos e a intenção de recompra online. Cinco das nove hipóteses propostas se confirmaram, incluindo as relações entre: facilidade de uso e controle percebido, controle percebido sobre confiança, satisfação sobre confiança, benefícios percebidos sobre satisfação, e da confiança sobre intenção de recompra online.

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Biografia do Autor

Luiz Eduardo Couri Boueri, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração

Mestre em Administração de Empresas pelo IAG, PUC-Rio. Pesquisador Associado ao Programa de Pós Graduação do Departamento de Administração da PUC-Rio.

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração

Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq (PQ2), Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, Líder do Tema de Marketing Digital e Inovações da Divisão de Marketing da ANPAD e Editor Associado da Latin American Business Review. Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pelo COPPEAD, URFJ; Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; MBA IAG Master em Finanças Corporativas pelo IAG - PUC-Rio; Graduado em Engenharia Elétrica com dupla ênfase em Telecomunicações e Métodos de Apoio à Decisão pela PUC-Rio; Professor do Quadro Principal do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tendo publicado artigos em periódicos indexados internacionais e nacionais, um livro texto sobre Marketing (Administração de Marketing: Conceitos, Estratégias e Aplicações - editora Atlas) e capítulos de livro internacionais. Trabalhou previamente como Consultor de Mineração de Dados (Data Mining) para o SAS Institute Brasil; Consultor de Mineração de Dados para a Advanced Solutions Rio e Instrutor Oficial do SAS Institute Brasil para Estatística, Mineração de Dados e Programação. Atua como revisor de dezenove periódicos nacionais e internacionais. Professor de Modelagem Quantitativa, Inferência Estatística, Teoria de Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing na Internet, Marketing de Novas Mídias, Jogo de Negócios, Gestão de Marketing, Comportamento do Consumidor e Análise Multivariada de Dados para cursos de graduação e pós-graduação (MBAs, mestrado e doutorado) do IAG, PUC-Rio. Atua na pesquisa de mineração de dados, marketing, relacionamento com o cliente, comportamento do consumidor, marketing digital, aceitação de tecnologia e difusão de inovações.

Roberto Pessoa de Queiroz Falcão, PPGA - Unigranrio

Professor de Mestrado em Administração (PPGA-Unigranrio), Professor substituto 20h - UFF (departamento de Empreendedorismo). Doutor em Administração - IAG PUC (2018), Mestre - MSc em Gestão Empresarial pela FGV - EBAPE Rio (2014), Pesquisador associado do Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços - LabrInTOS/COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós Graduado em Marketing pela ESPM (1998), Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa - MG (1992). Profissional de Marketing com 20 anos de experiência na criação e desenvolvimento de novos negócios e projetos com base em análise de mercado. Atuação em cargos gerenciais na Coca-Cola, AMBEV, Fagga GL Events, além de outras experiências empreendedoras.Atua principalmente nos seguintes temas: estratégia, marketing, empreendedorismo, vendas, inovação, comportamento do consumidor, cultura, turismo e gestão de eventos. Experiência anterior em Docência - professor substituto do Departamento de Empreendedorismo e Gestão - UFF (2015-2017); professor do MBA Empreendimentos Turísticos - UFF, professor do Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente-LATEC em treinamentos ministrados para o Tribunal de Justiça do Estado - TJRJ. Universidade Cândido Mendes (2003 ? 2005) - foi professor auxiliar. Disciplinas que ministrou na UFF: Estratégia Empresarial, Cenários e Tendências, Práticas Empresariais, Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Design Thinking. Disciplinas que ministrou na Universidade Candido Mendes: Marketing de Serviços, Lançamento de Produtos, Marketing Básico e Marketing Avançado, para os cursos de Gestão de Marketing e de Negócios.

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Publicado

2021-03-15

Como Citar

Boueri, L. E. C., Ferreira, J. B., & Falcão, R. P. de Q. (2021). Efeitos da satisfação, confiança e seus antecedentes na intenção de recompra online. Revista Eletrônica De Administração, 27(1), 232–264. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/104396

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