Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol

Autores

  • George Alba Universidade Federal do Rio Grande do Sul (pós-doc) Instituto Federal do Rio Grande do Sul (professor)

Palavras-chave:

Marketing esportivo. Identificação clubística. Torcedores. Clubes de futebol. Escalas de marketing.

Resumo

O presente trabalho busca desenvolver e validar uma escala que mensure os efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol. Esses efeitos são explorados a partir de duas avenidas: atitudinal (comprometimento clubístico) e comportamental (lealdade e consumo clubístico). Foi aplicada uma survey em duas amostras, sendo uma online e não-probabilística para análise fatorial exploratória (477 respondentes) e outra presencial e probabilística para análise fatorial confirmatória (363 respondentes). Considerando que o futebol é um dos principais veículos de expressão dos brasileiros, a escala fornece uma abordagem útil à mensuração de elementos importantes inerentes ao consumo do esporte. O artigo contribui com a área de marketing, ampliando a capacidade científica para capturar a complexidade dos efeitos da identificação do torcedor de futebol com seu clube. A utilização prática do instrumento permite que os clubes possam ter diagnósticos mais consistentes e confiáveis das atitudes e comportamentos dos seus torcedores.

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Publicado

2021-03-15

Como Citar

Alba, G. (2021). Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol. Revista Eletrônica De Administração, 27(1), 265–284. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/103027

Edição

Seção

Artigos