Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaro ter lido as Diretrizes para Autores e que esse envio cumpre todas as normas para submissão.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

As submissões devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revista, SEER, disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/read/index.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO

 

A revista não aceita submissões fora das normas.

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens abaixo. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas e os autores informados.

Ser uma contribuição origina e inédita, compatível com a Linha Editorial da Revista.

Não estar em processo de avaliação em outra publicação nacional ou internacional.

Ser assinado por no máximo 4 (quatro) autores.

O arquivo com o manuscrito não pode conter nenhuma forma de identificação dos autores, incluindo comentários de revisão. As “Propriedades do Autor” precisam estar limpas. Os metadados dos autores e do texto devem ser incluídos no formulário online de submissão.

Além deste arquivo, será submetido outro contendo folha com título, nome e informações sobre cada autor ou autora (Orcid, Instituição a que está vinculado, atividade que realiza, temas de pesquisa ou de ativismo, endereço para correspondência postal e eletrônica).

Formato:

Fonte Times New Roman 12; espaço entre linhas 1,5 cm com parágrafos justificados; folhas tamanho A4, com margens inferior e direita de 2 cm e esquerda e superior de 3 cm; sem numeração das páginas. Título, resumo (no máximo 200 palavras),  3 a 5 palavras-chave (separadas pór ponto) nas três línguas nas quais a Revista aceita submissões (espanho, inglês e português), sendo apresentado primeiro na língua na qual o manuscrito está escrito. Máximo: 30 páginas.

As notas devem ser de rodapé e com numeração contínua.

As figuras devem ser inseridas no corpo do texto e também incluídas em arquivos separados, em JPG, nas resoluções exigidas (ver abaixo). Outros aspectos não informados, utilizar NBR 6023 para ilustrações.

As tabelas seguem as recomendações da Fundação IBGE/ABNT e devem ser inseridas no texto e abertas à edição. Não necessitam ser incluídas em arquivos separados, apenas devem ser inseridas no texto, abertas à edição. 

As resolução das ilustrações deve ser as seguintes: 300dpi para imagens (fotos e afins); 900dpi para desenhos (quadros, gráficos, esquemas ou outro tipo de ilustração feito em ferramenta de desenho).

Como consta acima, os textos podem ser encaminhados nas línguas português, espanhol ou inglês. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados nas três línguas. Os trabalhos deverão ser submetidos rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes na língua de escolha. 

As transcrições textuais de autores que não superem cinco linhas serão mantidas no corpo principal do texto, entre aspas e sem itálico ou negrito. Caso a transcrição tenha mais de cinco linhas será apresentada separada do corpo principal do texto, com um espaço anterior e outro após, com recuo de 4 cm da margem, sem utilizar aspas, itálico ou negrito.

As citações e referências devem obedecer às normas da ABNT.

Todos os endereços “URL” devem estar ativos.

O texto deve estar livre de plágio ou autoplágio.

Ao ser submetido, o artigo será submetido a Desk Review, podendo ser recusado neste procedimento ou encaminhado para o processo de avaliação.

 Os casos não previstos nestas normas serão resolvidos pela Editoria da REAd.

Artigos

 

ARTIGOS – ensaios ou estudos teórico-empíricos.

O(s) autor(es) deve(m) estar cientes que:

Autores ou co-autores com artigos em processo de avaliação somente poderão submeter outro trabalho após 12 meses da data da última submissão.

O trabalho será publicado apenas quando autores ou coautores não tiverem publicado outro trabalho no mesmo ano.

O trabalho de autores ou coautores de uma mesma instituição e uma mesma localidade será publicado se a quantidade de trabalhos publicados em um ano com autores e coautores nessas condições não exceder 20% do total de modo a não configurar concentração.

O trabalho com autores ou coautores do Conselho Editorial e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul será publicado apenas se a quantidade de trabalhos publicados em um ano com autores e coautores nessas condições não exceder 20% do total.

Não pode haver autoria ou coautoria de membros da equipe editorial executiva, incluindo editores de números especiais.

Ao ser submetido, o artigo passa por Desk Review, podendo ser recusado de imediato ou encaminhado para o processo de avaliação.

Caso o artigo passe pelo desk review, será designado sem identificação dos autores, de maneira a permitir a “avaliação cega” para no mínimo 2 (dois) avaliadores com domínio sobre o conteúdo do tema (“avaliação por pares”).

Artigos em processo de avaliação que receberem um primeiro parecer rejeitando serão reavaliados pelo editor e/ou editor associado que, com base no parecer e no próprio artigo, poderão decidir pela rejeição do artigo.

Ao ser avaliado, o texto pode receber críticas e sugestões em várias rodadas de revisão. Ao final desse processo, o texto ainda pode ser recusado ou ser aceito para publicação.

RESENHAS

Podem ser propostas resenhas para os seguintes tipos de documentos:

  • livros – clássicos ou publicações recentes, que não devem exceder 8 páginas; se o artigo de revisão se referir a um conjunto de obras articuladas por um tema comum poderá chegar ao máximo de 20 páginas.
  • filmes – desde que fique clara a conexão com o tema da revista e que encoraje reflexões, sem exceder 8 páginas; se o artigo de revisão se referir a um conjunto de filmes articulados por um tema comum poderá chegar ao máximo de 20 páginas.
  • sítios e outros formatos da internet - cobrindo desde análises críticas a informações sobre trocas relevantes em redes sociais, não deve exceder 15 páginas.
  • eventos – desde eventos acadêmicos a ações militantes nas ruas, de preferência relatos originais mas, em casos de particular relevância também serão consideradas revisões reflexivas da cobertura da mídia, não deve exceder 20 páginas.

ENTREVISTAS

Esta seção aceita escritos que explorem temas em um formato dialógico, menos estruturados que os anteriores. Permite o exame de temas e ideias de posições políticas e epistemológicas alternativas ou ainda em produção. Não há limite de páginas. No entanto,a Editoria reserva-se o direito de sugerir revisões em caso de material excessivamente extenso.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.