Foco e Escopo

A REAd publica ensaios e trabalhos teórico-empíricos das diversas áreas da Administração. Acolhemos trabalhos das diversas vertentes onto-epistemológicas, com alta consistência teórica e rigor metodológico (quando for o caso). Embora a REAd inclua contribuições para a prática da Administração, ela é uma revista orientada à comunidade acadêmica. Por isso, não são aceitos trabalhos que se restrinjam à aplicação de modelos e tecnologias gerenciais. As contribuições submetidas à avaliação devem ser inéditas (em qualquer idioma) e não devem estar sob consideração em outro periódico. O texto não pode conter qualquer informação sobre os autores, comentários de revisão ou outra forma de identificação de autoria na submissão e rodadas de revisões. Além disso, precisa estar livre de plágio ou autoplágio.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação da REAd é totalmente anônimo e por pares. Os avaliadores são professores doutores de diversas instituições.
Os trabalhos passam por uma pré-avaliação da editoria (desk review) e, se aceitos, são enviados aos avaliadores, de forma anônima (double blind review).
Nesta etapa, a existência de uma avaliação pela rejeição é considerada suficiente para a decisão editorial.
As submissões podem ser em português, espanhol ou inglês. O trabalho completo será publicado na língua em que for submetido.
O trabalho deve observar as normas da ABNT utilizadas pela revista e os parâmetros estabelecidos nas Diretrizes para Autores.

Periodicidade

A REAd tem periodicidade quadrimestral, com exceção de números temáticos especiais.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre (open access) imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Formulários e documentos para Autores

Juntamente com o artigo o autor deve enviar Declaração de Originalidade.

Propriedade intelectual

O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.

Ética de Publicação e Declaração de Malversação

Enquanto membros de um periódico de abrangência nacional e internacional, nós editor-chefe, comitê executivo, editores associados, conselho editorial e equipe executiva, estamos comprometidos com os Princípios de Transparência e Boas Práticas nas Publicações Acadêmicas do COPE (Committee on Publication Ethics) que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos.

Por isso, os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.

Seguimo os Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na Coleção SciELO Brasil.

Nossa ética de publicação se soma à Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa (DORA), da qual somos signatários.

Errata e Retratação
Os procedimentos adotados em casos necessários de registrar e publicar erratas e retratações são baseados nas normas apresentadas pela Coleção SciELO Brasil e observa as Normas de Retratação do COPE.

Fontes de indexação

• CAPES - Ministério da Educação - Sistema Qualis - Nível A3;

• Catálogo LATINDEX – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal;

• ORIENTADOR Adviser - Infobase IBBA - Índice Brasileiro de Bibliografia de Administração;

• SABi - Sistema de Automação de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Número de Sistema: 0134936;

• Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT;

• SciELO - Scientific Electronic Library Online.

Sponsors

Agradecemos o apoio da Escola de Administração e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Histórico do periódico

A REAd - Revista Eletrônica de Administração, criada em 1995 e publicada pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi a primeira revista eletrônica da área na América Latina. A REAd é classificada como A3 na CAPES, e está na Coleção SciELO. É uma publicação quadrimestral. Além dos três números anuais, podem ser publicadas edições temáticas especiais.

- - - - -

De julho de 2017 a agosto de 2019, Maria Ceci Misoczky foi a editora-chefe da REAd.