Gestão democrática escolar à luz das ideias de Michel de Certeau
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol37n12021.104089Palavras-chave:
Gestão democrática, Escola pública, Cotidiano.Resumo
Este artigo analisa como se materializa a gestão democrática no cotidiano de duas escolas públicas estaduais na cidade de Frutuoso Gomes-RN, à luz do aporte teórico de Michel de Certeau (2014). Pauta-se na abordagem qualitativa, com a utilização de observações diretas e registros no diário de pesquisa, conforme orienta Barbosa (2010). As práticas cotidianas revelam a verticalidade das relações e pouca participação nas deliberações tomadas nas escolas. Os embates nos processos de participação e decisão coletiva parecem assustar os sujeitos que praticam e articulam a gestão escolar.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP& A, 2001. p. 13-38.
ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/frutuoso-gomes_rn. Acesso em: 16 maio 2015.
BARBOSA, Joaquim Gonçalves; HESS, Remi. O diário de Pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. Brasília: Liberlivro, 2010.
BASTOS, João Baptista. Gestão democrática da educação: as práticas administrativas compartilhadas. In: BASTOS, João Baptista (org.). Gestão democrática. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A/SEPE, 2001. p. 7-30.
BASTOS, João Baptista. Gestão democrática e pensamento liminar. In: FREIRE, Wendel. Gestão democrática: reflexões e práticas do/no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Wak, 2009. p. 143-162.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2004.
BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB: Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2001.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução de Ephaim Ferreira Alves. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Ensaio de uma metodologia efêmera, ou sobre as várias maneiras de sentir e inventar o cotidiano escolar. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 91-107.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010: Atlas Digital Brasil. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 16 maio 2015.
LÜCK, Heloisa. A gestão participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2011. v. III.
MAIA, Benjamin Perez; COSTA, Margarete Terezinha. Os desafios e as superações na construção coletiva do projeto político-pedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2013.
MEDEIROS, Arilene Maria Soares. Administração educacional e racionalidade: o desafio pedagógico. Ijuí: Unijuí, 2007.
OLIVEIRA, Inês Barbosa. Certeau e as artes de fazer: as noções de uso, tática e trajetórias na pesquisa em educação. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 39-54.
OLIVEIRA, Inês Barbosa (org.). A democracia no cotidiano da escola. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A/SEPE, 2005.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2000.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.
RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes. A sala de aula no contexto da cibercultura: formação docente e discente em atos de currículo. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução de Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.