Políticas educativas de Nova Gestão Pública: o caso Portugal

Autores

  • Maria Geralda Oliver Rosa Instituto Federal do Espírito Santos - Campus Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n12018.76081

Palavras-chave:

Políticas Educativas, Nova Gestão Pública (NGP), Portugal

Resumo

Resumo: O presente trabalho analisa as políticas educativas de nova gestão pública, em Portugal no período de 1999 a 2013. Busca identificar as possíveis configurações da presença de doutrinas e instrumentos da NGP nas políticas educativas por meio da análise de cinco programas de governo. Busca também, por meio de documentos da OCDE e de diplomas legais, criar um nova dimensão de análise para as políticas educativas: Trabalho e Profissão Docente. Conclui que a adoção dessas políticas em Portugal é justificada com base nas recomendações da OCDE, das ‘boas práticas’.

Palavras-Chave: Políticas Educativas. Nova Gestão Pública (NGP). Portugal.

 

Abstract: This paper analyzes the educational policies of the New Public Management in Portugal from 1999 to 2013. It seeks to identify the possible configurations of the presence of the NPM doctrines and instruments in educational policies through the analysis of five government programs. It also seeks, through OECD documents and legal diplomas, to create a new dimension of analysis for educational policies: Work and Teaching Profession. It concludes that the adoption of these policies in Portugal is justified on the basis of the OECD recommendations of 'good practices'.

Keywords: educational policies; New Public Management (NPM); Portugal.

 

Resumen: El presente trabajo analiza las políticas educativas de nueva gestión pública en Portugal, en el período de 1999 a 2013. Busca identificar las posibles configuraciones de la presencia de doctrinas e instrumentos de la NGP en las políticas educativas a través del análisis de cinco programas de gobierno. También busca, mediante documentos de la OCDE y de diplomas legales, crear una nueva dimensión de análisis para las políticas educativas: Trabajo y Profesión Docente. Concluye que la adopción de estas políticas en Portugal está justificada sobre la base de las recomendaciones de la OCDE, de las “buenas prácticas”.

Palabras clave: Políticas Educativas. Nueva Gestión Pública (NGP). Portugal.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Geralda Oliver Rosa, Instituto Federal do Espírito Santos - Campus Vila Velha

MARIA GERALDA OLIVER ROSA é professora do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vila Velha. Graduada em Ciências pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais, Especialista em Gestão de Empresa e Direito Educacional. Possui Mestrado e Doutorado em Educação, respectivamente,  pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) - Sanduíche na Universidade de Lisboa/Instituto de Educação. E-mail: mariageraldaoliver@gmail.com

Referências

A3ES - Manual de avaliação, agência de avaliação e acreditação do ensino superior. Versão 1.1, Ed. Agência de Avalição e Acreditação do Ensino Superior, maio, 2013. Lisboa. Disponível em: http://www.a3es.pt/sites/default/files/Manual%20de%20avalia%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 04 jun. 2015.

ALMEIDA, Marta Mateus. Desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior: contributos para a compreensão do desenvolvimento profissional dos docentes que actuam na formação inicial de professores. 2012. 440 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. 1ª ed.- São Paulo: Boitempo, 2016.

KENDALL, Nancy. Educação para o desenvolvimento internacional. In: COWEN, Robert; KAZAMIAS, Andreas M.; UNTERHALTER, Elaine (Org.). Educação comparada: panorama internacional e perspectiva. Brasília. UNESCO; CAPES, 2012. v.1.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Portugal: Reforming the State to promote growth. Relatório. Paris: OCED, 2013. ISBN 978-92-64-20798-1

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SCHLEICHER, Andreas.(Ed.), Preparing Teachers and Developing School Leaders for the 21st Century: Lessons from around the World, International Summit on the Teaching Profession, OECD, Publishing, Paris, 2012. ISBN 978-92-64-17421-4.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, Educating Teachers for Diversity: Meeting the Challenge, OECD Publishing, Paris, 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/9789264079731-16-en

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Professores são importantes: atraindo, desenvolvendo e retendo professores eficazes (Relatório de Pesquisa). São Paulo: Moderna, 2006.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Teachers Matter: Attracting, Developing and Retaining Effective Teachers, Paris: OECD, 2005. ISBN: 92-64-01802-6.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO / ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Teachers for Tomorrow's Schools. Analysis of the World Education Indicators. Paris: OCDE/UNESCO, 2001. ISBN: 92-9189-000-6.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Measuring Student Knowledge And Skills - A New Framework For Assessment. [S. l.]: OECD, 1999. ISBN 92-64-17053-7.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. The teacher today: Tasks, conditions, policies. v. 22. Paris: OCED, 1990.

LEMOS, Valter. A OCDE e as Políticas de Educação em Portugal. In: RODRIGUES, M.L. (Coord.) 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal: conhecimentos, atores e recursos. Vol. I, Ed. Almedina S/A, Coimbra, Portugal, 2014.

PARIZ, Josiane Domingas Bertoja. A formação inicial do professor para os primeiros anos da educação básica no Brasil e em Portugal: uma análise contextual sobre as reformas educativas da década de 90. 2004.129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2004.

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Diário da República, Portugal, 1ª Série, nº 92, 14 maio, 2014a. Declaração de Retificação n.º 32/2014, Diário da República, 1.ª série, n.º 122-27 jun. 2014.

PORTUGAL. Programa do XVIII Governo Constitucional. Lisboa: MEDIA, 2009. Disponível em: <http://www.portugal.gov.pt/media/468569/gc18.pdf> Acesso em: 16 jan. 2016.

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de fevereiro. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Diário da República, Portugal, 1ª série, n., 38, 22 fev. 2007.

PORTUGAL. Lei nº 49 de 2005, de 30 agosto. Segunda alteração à Lei de Bases do Sistema Educativo e primeira alteração à Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior. Diário da República, Portugal, I Série-A, n., 166, 30 ago. 2005a.

PORTUGAL. Deliberação nº 1409/2000, de 16 de novembro. Diário da República, II Série, Nº 265. Direção Geral de Ensino Superior (DGES), 2000.

PORTUGAL. Programa do XVII Governo Constitucional. Lisboa: MEDIA, 2005b. Disponível em: <http://www.portugal.gov.pt/media/464060/GC17.pdf > Acesso em: 16 jan. 2016.

PORTUGAL. Programa do XVI Governo Constitucional. Lisboa: MEDIA, 2004. Disponível em: <http://www.portugal.gov.pt/media/464054/GC16.pdf> Acesso em: 16 jan. 2016.

PORTUGAL. Programa do XV Governo Constitucional, 2002. Lisboa: MEDIA, 2002. Disponível em: <http://www.portugal.gov.pt/media/464051/GC15.pdf > Acesso em: 15 jan. 2016.

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 240/2001, de 30 de Agosto. Diário da República, I Série –A, p. 5569. Nº 201, 2001a.

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 241/2001, de 30 de Agosto. Diário da República, I Série –A, p. 5552, nº 201, 2001b.

PORTUGAL. Decreto-Lei nº 194/1999, de 07 de junho. Diário da República, I Série -A, nº 131, 199.

PORTUGAL. Programa do XIV Governo Constitucional, 1999b. Lisboa: MEDIA, 2016. Disponível em:<http://www.portugal.gov.pt/media/464048/GC14.pdf> Acesso em: 15 jan. 2016.

RIZVI, Fazal; LINGARD, Bob. A OCDE e as mudanças globais nas políticas de educação. In: COWEN, Robert; KAZAMIAS, Andreas M.; UNTERHALTER, Elaine (Org.). Educação comparada: panorama internacional e perspectiva. Brasília. UNESCO, CAPES, 2012. v.1.

ROSA, M.G.O. O papel da OCDE na formulação e implementação de políticas de formação inicial/profissionalização de professores: os casos Brasil e Portugal (1990-2013). 2017. 327f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2017.

ROSA, Maria Geralda Oliver; ALMEIDA, Marta Mateus de. Concepções de formação docente em Portugal: uma questão de multirregulação. In: COLÓQUIO DA AFIRSE, 23. 2016. Lisboa: AFIRSE, 2016.

VERGER, Antoni; NORMAND, Romuald. Nueva gestión pública y educación: elementos teóricos y conceptuales para el estudio de un modelo de reforma educativa global. Educação & Sociedade, v. 36, n. 132, Julio-Sep. p. 599-622, 2015.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Rosa, M. G. O. (2018). Políticas educativas de Nova Gestão Pública: o caso Portugal. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(1), 271–288. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.76081