ESCOLAS PAULISTAS OCUPADAS, POLÍTICAS E DEMOCRACIAS

Autores

  • Graziela Zambão Abdian Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-graduação em Educação Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5698-000X
  • Viviane Izaías de Carvalho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-graduação em Educação Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9843-0006
  • Viviani Fernanda Hojas Universidade Federal do Acre Programa de Pós-graduação em Educação Rio Branco, AC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9841-0301

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.108393

Palavras-chave:

Escolas paulistas ocupadas. Políticas e Democracias. Teoria do Discurso. Gestão escolar.

Resumo

O objetivo foi analisar as práticas discursivas construídas sobre política, gestão e democracia por diferentes integrantes de duas escolas públicas da rede estadual paulista ocupadas em 2015/2016 contra a política governamental de reorganização escolar. O material é resultante de entrevistas com integrantes de diferentes segmentos das duas escolas pesquisadas e o referencial teórico a Teoria do Discurso. A experiência nas ocupações teve grande importância na ressignificação da escola e das categorias em tela e a Teoria do Discurso pôde contribuir com o avanço no conhecimento da área.

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Biografia do Autor

Graziela Zambão Abdian, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-graduação em Educação Marília, SP, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000; 2004) e pós-doutorado, pelo Programa PDJ do CNPq, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora assistente doutora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília/SP). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da FFC/UNESP/Marília (2017-2021). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: administração/gestão da educação, administração/gestão escolar, política educacional.

Viviane Izaías de Carvalho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-graduação em Educação Marília, SP, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Política e Gestão democrática, Escolas estaduais paulistas, Ocupação de escolas, Teoria do Discurso.

Viviani Fernanda Hojas, Universidade Federal do Acre Programa de Pós-graduação em Educação Rio Branco, AC, Brasil

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora Contratada em Regime Especial (CRES) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Campus de Jacarezinho) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC). Tem experiência docente na Educação Básica e Superior e atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: políticas educacionais, gestão da educação, sistemas de avaliação e formação de profissionais da educação.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Abdian, G. Z., Carvalho, V. I. de, & Hojas, V. F. (2021). ESCOLAS PAULISTAS OCUPADAS, POLÍTICAS E DEMOCRACIAS. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(2), 1071–1091. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.108393