A massificação do ensino superior como política pública educacional e suas implicações em Angola
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol36n22020.103658Palavras-chave:
Massificação, Ensino Superior e Politica Pública Educacional.Resumo
O processo de massificação do Ensino Superior impõe uma visão no processo de formação de profissionais na sociedade que hoje está em trânsito com diferentes conceções no subsistema. A massificação, baseia-se em conceitos de participação legítima, desenvolvimento pessoal e formação de profissionais comprometidos e flexíveis como expressão de uma dinâmica que deve ser sustentada por mudanças inerentes ao crescente desenvolvimento da sociedade. O presente estudo é de natureza qualitativa, que se adequou no contexto educacional do Ensino Superior em Angola. Fez-se uma análise das etapas que conduziram o processo de massificação de acordo as políticas educacionais por de uma pesquisa analítica compreensiva e descritiva a partir da pesquisa bibliográfica e análise documental na busca de respostas de uma realidade social sobre o processo de massificação em Angola desde a sua génese até a atualidade. Desta maneira, precisa-se entender como processos em que aprender a aprender e aprender fazendo permitem aprender a transformar, onde ação e formação se fundamentam na participação no contexto, no ambiente e na sistematização de conteúdo, que deve caracterizar o Ensino Superior que emerge da sociedade e na qual a massificação do processo seja de qualidade.
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