Princípios da administração fayolista na administração escolar paraense na década de 1920: Os relatórios de Aurelia de Seixas Franco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n22020.102387

Palavras-chave:

Grupo Escolar, Administração Escolar, Fayolismo

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar os princípios da administração do Grupo Escolar Benjamin Constant de 1922 a 1927, a partir dos relatórios da diretora Aurélia de Seixas Franco. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, a qual nos possibilitou inferir que as práticas administrativas da diretora se aproximavam dos princípios do Fayolismo, em um momento no qual o estado do Pará passava por uma crise financeira que afetava o funcionamento da rede escolar como um todo, prejudicando a consolidação do ideário republicano na instrução pública

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Biografia do Autor

Monika Reschke, Universidade Federal do Pará

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - EDUCANORTE. Mestra pelo Programa em Currículo e Gestão da Escola Básica do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Estado do Pará (2015). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Estado do Pará (2006). Graduada em Direito pela Universidade da Amazônia (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2004). Técnica em Educação da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED). Vice Diretora na Escola Estadual Benjamin Constant. Vice coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará.

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, docente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1991). Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1983). Desenvolve estudos na área da História da Educação, Política Educacional, Gestão e Planejamento Educacional. Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) e é vice-coordenador do Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), além da coordenação do Fórum Estadual de Educação do Pará. Foi assessor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na gestão de Paulo Freire e foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Social do Pará.

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Publicado

2020-08-19

Como Citar

Reschke, M., & Damasceno, A. (2020). Princípios da administração fayolista na administração escolar paraense na década de 1920: Os relatórios de Aurelia de Seixas Franco. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(2), 580–599. https://doi.org/10.21573/vol36n22020.102387