Gestão democrática do ensino público em Rio das Ostras (RJ): avanços e retrocessos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol36n12020.95886

Palavras-chave:

Gestão democrática, Rio das Ostras, Eleição

Resumo

O artigo, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, investigou as bases normativas institucionais da gestão democrática em Rio das Ostras, município do estado do Rio de Janeiro. A Lei Orgânica explicita a gestão democrática, tendo a participação e a eleição de diretor como pontos centrais. Contudo, as leis que criaram o sistema e o plano municipal não preveem eleição, pautando a gestão sob um viés gerencialista. Conclui-se que, em Rio das Ostras, houve um enfraquecimento da gestão democrática, sobretudo nos mecanismos que deveriam promover a participação.

 


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Biografia do Autor

Alzira Batalha Alcantara, UERJ - UNESA

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) na linha de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Educadores (PGFE).

Desde 2003, integra o corpo docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação (DCFE).

Atua na área de História da Educação e Política Educacional.

Marcia Lisboa Pfeil, Rede municipal de Rio das Ostras (RJ).

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), integrando a linha de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Educadores (PGFE). Bolsista PROSUP/ CAPES.

Licenciatura em Educação Artística (UNIRIO) e Bacharelado em Artes Cênicas (UNIRIO) e Pedagogia (FACIBRA). Professora da educação básica do município de Rio das Ostras (RJ).

Referências

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Alcantara, A. B., & Pfeil, M. L. (2020). Gestão democrática do ensino público em Rio das Ostras (RJ): avanços e retrocessos. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 36(1), 177–196. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.95886

Edição

Seção

Dossiê: Gestão da educação básica em sistemas municipais de ensino: entre constrangimentos da política e projetos locais