Militarização de escolas públicas no DF: a gestão democrática sob ameaça

Autores

  • Erasto Fortes Mendonça Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96052

Palavras-chave:

Gestão democrática, militarização de escolas públicas, política educacional, Distrito Federal.

Resumo

O artigo aponta as circunstâncias que propiciaram a origem do processo de militarização de escolas públicas no Brasil, tomando como exemplo a experiência em curso no estado de Goiás, no sentido de compreender a iniciativa do governo eleito em 2018 de militarização de escolas públicas do Sistema de Ensino do Distrito Federal. A partir dos marcos regulatórios que sustentam a implantação de um projeto piloto a ser expandido, são apontadas fragilidades e contradições dos mecanismos utilizados para aprovação do projeto e para sua execução. São indicados alguns elementos que sugerem haver confronto das características do projeto aplicado no DF com o princípio constitucional e legal da gestão democrática do ensino público, bem como é sugerido o aprofundamento de estudos e pesquisas que permitam analisar criticamente essa nova forma de organização da gestão escolar. 

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Biografia do Autor

Erasto Fortes Mendonça, Universidade de Brasília - UnB

ERASTO FORTES MENDONÇA. Doutor em Educação pela Unicamp, Mestre em Educação pela UnB. Professor aposentado da Faculdade de Educação da UnB de onde foi diretor. Foi membro do Conselho Nacional de Educação e presidente da Câmara de Educação Superior, membro e vice-presidente do Conselho de Educação do DF, professor e diretor da rede pública de ensino do DF. E-mail: <erastofm@gmail.com> 

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Mendonça, E. F. (2019). Militarização de escolas públicas no DF: a gestão democrática sob ameaça. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 35(3), 594. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96052

Edição

Seção

Dossiê: Militarização da Escola Pública