“Disciplinando a vida, a começar pela escola”: a militarização das escolas públicas do estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95216Palavras-chave:
militarização, escolas públicas, dispositivos de segurançaResumo
Este texto objetiva compreender o acelerado crescimento dos processos de militarização das escolas públicas no estado da Bahia. Utiliza conceitos retirados do pensamento foucaultiano e de outros autores contemporâneos que teorizam as relações de poder nas sociedades atuais. Argumenta que a entrada da polícia militar nos cotidianos escolares faz circular um novo tipo de controle que se organiza em torno da gestão da vida e se exerce pelo engendramento de técnicas disciplinares aos dispositivos de segurança.
Downloads
Referências
A TARDE.UOL. SEC reage a críticas sobre modelo de ensino militar. Disponível em https://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1944427-sec-reage-a-criticas-sobre-modelo-de-ensino-militar. Acesso em mai. de 2019.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Zygmunt bauman: entrevista sobre a educação. Desafios pedagógicos e modernidade líquida. Entrevista concedida a Alba Porcheddu. Cad. Pesquisa, vol.39, no.137. São Paulo, May/Aug. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742009000200016. Acesso em maio de 2017.
BBC Brasil. Goiás aposta em 'militarização' de escolas para vencer violência. Reportagem BBC Brasil em São Paulo. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/08/140819_salasocial_eleicoes_educacao_escola_militarizada_rm. Acesso em mai. de 2019.
BRASIL. Decreto n. 9465, de 2 de janeiro de 2019. Disponível em http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57633286 Acesso em 20 jan. 2019
CASTRO, Nicholas Moreira Borges de. “Pedagógico” e “Disciplinar”: O Militarismo como Prática de Governo na Educação Pública do Estado de Goiás. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília. Brasília, 2016. Disponível em http://repositorio.unb.br/handle/10482/22204?mode=full. Acesso em 30 mai. 2019.
DAYRELL, Juarez. A escola “faz” juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. 2007. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105 – 1128, out. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em jul. 2017.
DELEUZE, G. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. p. 219-226
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. Curso no Collège de France (1977-1978). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
IHU ONLINE /IHU. Incertezas fabricadas. Entrevista com Ulrich Beck. São Leopoldo, 22 de Maio De 2006. Disponível em: www.unisinos.br. Acesso em mai. 2019.
LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista. Jovens olhares sobre a escola do ensino médio. Cad. Cedes, Campinas, v. 31, n. 84, p. 253-273, maio-ago. 2011 253. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em jul. 2018.
MEC/CONSED/UNDIME. Compromisso Nacional pela educação básica. Disponível em:http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2019/07/mec-firma compromisso-para-fortalecer-a-educacao-basica. Acesso em jul. 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. v.4. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRADINHO. Prefeitura de Sobradinho e PM Bahia assinam termo para implantar unidade escolar no Município. Notícia publicada em publicado em 16 de agosto / 2018. Disponível em: http://www.sobradinho.ba.gov.br/noticias. Acesso em mai. 2019.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ CABRÁLIA. Prefeito assina termo de cooperação para implantação de Colégio Militar em Cabrália. Notícia publicada em: 18/setembro de 2018. Disponível em: http://www.cabralia.ba.gov.br/detalhe-da-materia/info/prefeito-assina-termo-de-cooperacao-para-implantacao-de-colegio-militar-em-cabralia/87403. Acesso em mai. 2019.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ CABRÁLIA. Secretaria Municipal de Educação. “DV (DEVÊ): Disciplinando a vida, a começar pela escola. Projeto-piloto desenvolvido em parceria entre Escola, Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar da Bahia. Bahia: Santa Cruz Cabrália, 2018. Material de circulação interna.
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA. COMANDO GERAL. Termo de Acordo de Cooperação Técnica. Celebra a cooperação entre municípios e polícia militar visando à implementação do Sistema de Ensino da Polícia Militar da Bahia. s/d. material datilografado.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VEREDAS. Prefeito comemora parceria com a PM para a educação municipal. Disponível em https://vereda.ba.gov.br/wp/. Acesso em ago. 2019.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA. Educação em Serrinha dá passo à frente com início de gestão compartilhada com a PM no Leobino Ribeiro. Disponível em: http://www.serrinha.ba.gov.br/v2/index.php/servicos/smn-contribuinte/item/1748-educacao-em-serrinha-da-passo-a-frente-com-inicio-de-gestao-compartilhada-com-a-pm-no-leobino-ribeiro. Acesso em mai. de 2019.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRAS. Prefeitura de Barreiras e Polícia Militar da Bahia assinam convênio para gestão compartilhada do Colégio Municipal Eurides Sant´Anna. Disponível em: https://barreiras.ba.gov.br/prefeitura-de-barreiras-e-policia-militar-da-bahia-assinam-convenio-para-gestao-compartilhada-do-colegio-municipal-eurides-santanna/. Acesso em mai. de 2019.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FILADÉLFIA. Prefeito de Filadélfia assina convênio para implantação de Gestão Compartilhada da PM no Ensino Público Municipal Disponível em https://www.filadelfia.ba.gov.br/ver_noticias.php?note=295. Acesso em ago. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.