O Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024): regulação, avaliação e financiamento

Autores

  • Mário Luiz Neves de Azevedo
  • João Ferreira de Oliveira
  • Afrânio Mendes Catani

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68576

Palavras-chave:

Pós-graduação, PNE 2014-2024, financiamento, CAPES, educação superior.

Resumo

Este artigo problematiza a relação entre o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), o Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020) e a política de formação de pessoal de educação superior (graduação e pós-graduação), considerando as imbricações entre financiamento, regulação e avaliação. O artigo também trata sobre a formação superior para o magistério na educação básica, bem como sobre potenciais impactos do corte de financiamento da CAPES (2015-2016) por intermédio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) e do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX).

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Biografia do Autor

Mário Luiz Neves de Azevedo

MÁRIO LUIZ NEVES DE AZEVEDO é professor titular na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa, apoiado pela CAPES, no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP-França). Pós-doutorado na Universidade de Bristol (UoB-Inglaterra), no Centre for Globalisation, Education and Societies. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE-UEM). Pesquisador da Rede Universitas/Br, participando do OBEDUC ''Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil''. Membro do Comitê Científico Nacional da ANPEd (2013-2015). Diretor Financeiro da ANPEd (2015-2017). Pesquisador do CNPq. E-mail: mlnazevedo@uem.br

João Ferreira de Oliveira

JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA é professor associado na Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação pela UFG (1994). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Educação pela USP. Presidente da ANPAE - Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (Biênio 2015-2017)). Membro do Comitê de Assessoramento da Educação no CNPq - CA/Ed (2013-2016). Integra a Câmara de Assessoramento da Área de Ciências Humanas da FAPEG. Membro do Conselho Científico do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Coordenador da Rede de Pesquisa Universitas/Br (2014-2016). Coordenador do DINTER PPGE/UFG-UEG (2015-2018). Vice-presidente da Anped (2010-2013). Coordenador de Programa de Pós-graduação em Educação da UFG (entre 2006 e 2009). Pesquisador do CNPq. E-mail: joao.jferreira@gmail.com

Afrânio Mendes Catani

AFRÂNIO MENDES CATANI é professor titular na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente no período 2006-2009. Também é professor no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM-USP). Parecerista de agências como CNPq e Fapesp. Atua nas áreas de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e de cinema latinoamericano, destacando-se os seguintes temas em suas investigações: Pierre Bourdieu, políticas de educação superior (América Latina) e cinema na América Latina. Pesquisador da Rede Universitas/Br, participando do OBEDUC ''Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil''. Pesquisador da Rede Universitas/Br, participando do OBEDUC ''Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil''. Pesquisador do CNPq. E-mail: amcatani@usp.br

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Azevedo, M. L. N. de, Oliveira, J. F. de, & Catani, A. M. (2016). O Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024): regulação, avaliação e financiamento. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 32(3), 783–803. https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68576

Edição

Seção

Expansão da educação superior: balanço, perspectivas e desafios