PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL

Autores

  • Lúcio Jorge Hammes Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Jaguarão. http://orcid.org/0000-0003-0658-4628
  • Itamar Luís Hammes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUIL) – Campus Lajeado e do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em Charqueadas. http://orcid.org/0000-0002-3532-5011
  • Jaime José Zitkoski Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS) https://orcid.org/0000-0003-1266-2039

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113243

Palavras-chave:

Paulo Freire, Gestão educacional, Pesquisas, Pós-graduação.

Resumo

A gestão educacional tem em Paulo Freire referência destacada na academia e contribui para o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação. Partindo dos dados coletados nos trabalhos de conclusão de três Programas de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul fez-se uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da abordagem da análise documental. Os resultados apontaram para a importância destas pesquisas para superar a educação bancária e compreender a gestão das práticas educativas e das políticas públicas, tendo presente a perspectiva interdisciplinar da obra de Paulo Freire. Este diálogo, constatado nas pesquisas pode ajudar a qualificar a gestão educacional na ação educativa e na gestão das redes de ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcio Jorge Hammes, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Jaguarão.

Lúcio Jorge Hammes - Professor dos cursos de licenciatura e do PPG em Educação da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão - Jaguarão, RS, Brasil. E-mail: luciohammes@unipampa.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6851209637611049

Itamar Luís Hammes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUIL) – Campus Lajeado e do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em Charqueadas.

Itamar Luís Hammes - Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUIL) – Campus Lajeado e do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Lajeado, RS, Brasil.

E-mail: itamarh57@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9147655862894347

Jaime José Zitkoski, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS)

Jaime José Zitkoski - Professor do Progrma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. – Porto Alegre, RS, Brasil.

E-mail: jaime.jose@ufrgs.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4765559144115241

Referências

BRASIL Portaria Normativa nº. 17 (Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES) de 28 de dezembro de 2009. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PortariaNormativa_17MP.pd. Acesso em: nov. 2021.

BRASIL. Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf>. Acesso em: jun. 2021.

BRASIL. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 2005. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf?sequence=3. Acesso em: mai. 2021.

COMIN, Silene Gonçalves Silva. Formação acadêmico-profissional de professores do ensino médio: reflexões sobre a interdisciplinaridade e a contextualização na prática educativa. Relatório Crítico-Reflexivo. (mestrado em educação). Universidade Federal do Pampa, 2016. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1496. Acesso em jan. 2021.

COSTA, Angela Regina Pires. Avaliação institucional participativa na gestão regional da educação básica: O SEAP/RS na 35ª CRE. Relatório Crítico-Reflexivo. (mestrado em educação). Universidade Federal do Pampa, 2014. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/350. Acesso em jan. 2021.

FLORES, Elaine Aparecida Pereira. Um olhar crítico-construtivo sobre curso de formação do PROINFO integrado na educação do campo. Relatório Crítico-Reflexivo. (mestrado em educação). Universidade Federal do Pampa, 2015. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/400. Acesso: mai. 2021

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

________. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

________. Conscientização teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 1996.

________. Educação como prática de liberdade. São Paulo, 2011.

________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 1997.

________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

________. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

________. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.

GREEN, Elliott. What are the most-cited publications in the social sciences (according to Google Scholar)? Publicado em maio de 2016. Disponível em: https://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2016/05/12/what-are-the-most-cited-publications-in-the-social-sciences-according-to-google-scholar/#author. Acesso em mai. 20121.

IFSUL. Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU). Página atualizada em 05/04/2021. Disponível em: http://www2.pelotas.ifsul.edu.br/mpet/ . Acesso: mai. 2021

IFSUL. Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU). Página atualizada em 2019. Disponível em: http://pelotas.ifsul.edu.br/ensino/cursos-stricto-sensu/copy_of_mestrado-profissional-em-educacao-e-tecnologia . Acesso: mai. 2021.

IFSUL. Repositório Institucional do IFSUL (Dissertações PPGEDU/MPET, Câmpus Pelotas). Disponível em: http://omp.ifsul.edu.br/index.php/repositorioinstitucional/catalog/category/dissertacoes . Acesso: mai. 2021.

MACHADO, Paula Vicentina Ferreira. Política de formação técnicop-pedagógica das equipes gestoras da educação no município de São Sepé-RS. Relatório Crítico-Reflexivo. (mestrado em educação). Universidade Federal do Pampa, 2014. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/356. Acesso: mai. 2021.

OLIVEIRA, Eliézer Dos Santos. O complexo do Trabalho como fundamento dos modelos ontológico-didáticos hegemônicos da educação capitalista vigente. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Pelotas, 2016.

ROCHA, Nilson Duarte. A Educação ambiental na proposta pedagógica de uma escola de Ensino Fundamental: da incompletude ecológica á complexidade socioambiental. Relatório Crítico Reflexivo. Unipampa. 2016.

UNIPAMPA. Programa de Pós-Graduação em Educação. Relatório Crítico-Reflexivo. Disponível em: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgedu/relatorio-critico-reflexivo. Acesso: mai. 2021.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Hammes, L. J., Hammes, I. L., & Zitkoski, J. J. (2021). PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(2), 867–885. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113243

Edição

Seção

Paulo Freire e a gestão educacional