O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID 19 EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rosangela Fritsch Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação, Programa de Pós-graduação em Educação, São Leopoldo, RS, Brasil Lattes: http://lattes.cnpq.br/5203131170203547 http://orcid.org/0000-0002-0630-3649
  • Ricardo Ferreira Vitelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação, Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional, São Leopoldo, RS, Brasil Lattes: http://lattes.cnpq.br/0602558221060836 http://orcid.org/0000-0002-8023-9163
  • Luciane Flores Homem Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul – SEDUC/RS e Rede La Salle Esteio, RS, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5809038209576154 http://orcid.org/0000-0001-7049-5190
  • Sílvio Nei da Silva Machado Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul – SEDUC/RS, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9085707481197956 http://orcid.org/0000-0002-7122-3602

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n32021.109654

Palavras-chave:

Ensino remoto, Ensino Médio, Pandemia de Covid-19, Gestão educacional, Desigualdades educacionais

Resumo

Este artigo analisa o ensino remoto no contexto da pandemia ocasionada pela Covid-19 sob a perspectiva de estudantes de Ensino Médio de escolas públicas estaduais. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de um questionário on-line a estudantes e da coleta de relatos de gestores escolares submetidos à análise estatística e textual. Identificamos a persistência de uma educação corrupta, o que requer a luta pela democracia na educação pública, mediante uma urgente distribuição equitativa, controlada e norteada pela justiça escolar das condições e dos recursos a ela destinados.

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Biografia do Autor

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação, Programa de Pós-graduação em Educação, São Leopoldo, RS, Brasil Lattes: http://lattes.cnpq.br/5203131170203547

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação, Programa de Pós-graduação em Educação, São Leopoldo, RS, Brasil.

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Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pós-doutorado pela Universidade do Porto. Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico), na Graduação e Especializações da Unisinos. Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE) Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar e integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) da Universidade do Porto, Portugal.

Ricardo Ferreira Vitelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação, Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional, São Leopoldo, RS, Brasil Lattes: http://lattes.cnpq.br/0602558221060836

Ricardo Ferreira Vitelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação, Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional, São Leopoldo, RS, Brasil

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Doutor em Educação (2017), Mestre em Educação (2013) e Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1987), todos pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1984). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tenho experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa mercadológica, políticas públicas, indicadores educacionais e ensino médio. Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar.

Luciane Flores Homem, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul – SEDUC/RS e Rede La Salle Esteio, RS, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5809038209576154

Luciane Flores Homem, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul – SEDUC/RS e Rede La Salle Esteio, RS, Brasil.

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Mestranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui Pós-Graduação em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Luterana do Brasil (2012). Atualmente é professora de Língua Portuguesa na Rede La Salle Esteio e Coordenadora Pedagógica na Rede Pública Estadual. Integra o Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar (PPGE/e).

Sílvio Nei da Silva Machado, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul – SEDUC/RS, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9085707481197956

Silvio Nei da Silva Machado, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul – SEDUC/RS, Brasil.

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Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, na linha de pesquisa: História, Educação e Políticas (PROEX/Capes). Graduado em Letras Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e especialização em Gestão e Docência na EaD pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Atualmente é diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva, no município de São Leopoldo/RS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Tem experiência como Tutor EaD (Educação a Distância) na disciplina de Língua Portuguesa. Integra o Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar (PPGE/e).

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Fritsch, R., Vitelli, R. F., Homem, L. F., & Machado, S. N. da S. (2022). O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID 19 EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 37(3), 1478–1505. https://doi.org/10.21573/vol37n32021.109654