Políticas públicas, processos de planejamento e constituição dos sistemas educacionais em Brasil e Argentina: um estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95309Palavras-chave:
pesquisa comparada, planejamento educacional, política educacional, sistemas educacionais.Resumo
O artigo aborda os processos de planejamento educacional na constituição dos sistemas educacionais na Argentina e no Brasil através de um estudo comparativo com foco na formulação de políticas educacionais e seus modos de planejamento. Sob perspectiva qualitativa, a partir da bibliografia específica e da legislação que regula a política educacional em cada país, identificamos as características históricas e contextuais que colaboraram na definição de estilos de planejamento educacionais específicos desde os momentos de início de configuração institucional dos sistemas educacionais até 2016.
Downloads
Referências
ANSALDI, W. (org.). La democracia en América Latina, un barco a la deriva. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2006.
BITTAR, Marisa; BITTAR, Mariluce. História da educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. In: Rev. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 34, n. 02, p. 157-168, jul./dez. 2012.
CALENA, P. Los desarrollistas de la ‘dictadura liberal’. La experiencia del Ministerio de Planeamiento durante el Proceso de Reorganización Nacional en la Argentina. In: Rev. Anos 90, Porto Alegre, v. 19, n. 35, p. 169-190, jul. 2012 file:///C:/Users/silvi/Downloads/Los_desarrollistas_de_la_dictadura_libe.pdf
FÁVERO, O. A descentralização dos sistemas de educação básica: crise do planejamento central? In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, M.T.T. (orgs.) Política e trabalho na escola: administração dos sistemas públicos de educação básica. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
FELDFEBER, M.; GLUZ, N. Las políticas educativas en Argentina: herencias de los ’90, contradicciones y tendencias de nuevo signo. In: Rev. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 115, p. 339-356, abr.-jun. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v32n115/v32n115a06.pdf. Acessado em abril de 2019.
FELDFEBER, M.; GLUZ, N. Las políticas educativas en Argentina: herencias de los ‘90, contradicciones y tendencias de ‘nuevo signo’. In: Educação Social, vol. 32, n. 115. Campinas Apr/June, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302011000200006 Acessado em novembro de 2013.
GARCIA, W. E. Planejamento e Educação no Brasil: a busca novos caminhos. In: KUENZER, A. Z.; CALASANZ, M. J. C.; GARCIA, W. Planejamento e Educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003.
GIARRACA, N.; MONTENEGRO, J. et al. Cuando el territorio es la vida: la experiencia de los Sin tierra en Brasil. Universalismo pequeño. In: Experiencia de investigación 1. Buenos Aires: GEMSAL, 2006.
GÓMEZ MELO, D.; PINI, E. Argentina y Brasil: cambios y contradicciones en las políticas educativas. Anales del IV Congreso Nacional y III Encuentro Internacional de Estudios Comparados en Educación: Buenos Aires, 2011.
HORTA, J.S.B. Plano Nacional de Educação: da Tecnocracia à Participação Democrática. In: CURY, C. R. J. et al. Medo à liberdade e Compromisso Democrático. LDB e Plano Nacional de Educação. São Paulo: Editora do Brasil, 1997.
ISOLA, G. N. (2013). Vecinos distantes: campo académico en educación en Brasil y la Argentina. Anales del XI Congreso Nacional de Investigación Educativa. Ciudad de México. Disponível em: http://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v11/docs/area_04/0133.pdf. Acessado em janeiro de 2014.
KRAWCZYK, N. Pesquisa comparada em educação na América Latina: situações e perspectiva. In: Educação Unisinos, vol. 17, no 3. 2013
MACOR, D. Estado, democracia y ciudadanía. Una perspectiva histórica. In: MACOR, D. (org.), Estado, democracia y ciudadanía. Red de Editoriales de Universidades Nacionais y diario Página 12, Editorial La Página, Buenos Aires, 2000.
MOREIRA, C.; RAUS, D.; GOMEZ LEYTON, J.C. (org.). La nueva política en América Latina: rupturas y continuidades. Montevideo: FLACSO; UNLA; UARCIS; TRILCE, 2008.
NOHLEN, D. Diccionario de Ciencia Política: Teorías, métodos, conceptos, dos tomos, Ciudad de México: Porrúa, 2006.
OLIVEIRA, D. A. D. (2005). A educação no contexto das políticas sociais atuais: entre a focalização e a universalização. In: Linhas Críticas, 11 (20), (27-40). Disponível em: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5370/4475. Acessado em outubro de 2013.
OSZLAK, O. Estado y sociedad: nuevas reglas de juego? In: Revista Reforma y Democracia Nº 9 de CLAD. Caracas, 1997.
PLOMÉ, A. Reforma del Estado y descentralización educativa. El caso de la provincia de Santa Fe (1992-1995). Universidad Nacional de Rosario: Rosario, 2002.
PUIGGRÓS, A. Qué pasó en la educación argentina. Breve historia de la conquista hasta el presente. Edit. Galerna: Buenos Aires, 2006.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas do Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SOUTHWELL, M. La tensión desigualdad y escuela. Breve recorrido histórico de sus avatares en el Río de la Plata. In: MARTINIS, P.; REDONDO, P. Igualdad y educación: escrituras entre dos orillas. Buenos Aires: Del Estante Editorial, 2006.
STUBRIN, F. (org.). Participación e incidencia de la sociedad civil en las políticas educativas: el caso brasileño. FLAPE, 2007.
TORRES, C. A. Grandezas y miserias de la educación latinoamericana del siglo veinte. CLACSO, 2001. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/gt/20101010031230/2torres.pdf. Acessado em janeiro de 2014.
VIOR, S. (org.). Educación y Estado en las Provincias. Buenos Aires: Miño y Dávila Editores, 1999.
ZEMELMAN, H. Algunas reflexiones metodológicas a partir del problema de las investigaciones comparativas. In: Krawczyk, N. América Latina. Estado e reformas numa perspectiva comparada (83-105). Sao Paulo: Cortez edit
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.