10 anos da política nacional de educação especial em uma perspectiva inclusiva: implicações no Espírito Santo

Autores

  • Alexandro Braga Vieira UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
  • Denise Meyrelles de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo
  • Clayde Aparecida Belo da Silva Mariano Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lara Regina Cassani Lacerda Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol1n12019.87030

Palavras-chave:

Educação Especial, PNEE/2008, Inclusão Escolar

Resumo

Analisa as implicações da Política Nacional de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, no Espírito Santo. Dialoga com Boaventura de Sousa Santos e se constitui de uma pesquisa qualitativa que recorre a dados de dois estudos: Políticas de Educação Especial no Espírito Santo: implicações para a formação continuada de gestores públicos de Educação Especial (2010-2012) e Observatório Nacional de Educação Especial no Estado do Espírito Santo (2012-2017). No Estado, o referido documento impactou as políticas públicas de Educação Especial e evidenciou desafios no campo do direito à Educação.

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Biografia do Autor

Alexandro Braga Vieira, UFES – Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Letras e Pedagogia, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado pela Ufes.

Professor do Centro de Educação da Ufes.

Professor do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores - Ufes - Alegre.

 

Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação - Ufes.

Areas de Pesquisa: Educação Especial: formação docente, políticas públicas e currículos.

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Pedagogia.

Mestrado e Doutorado - Estados Unidos.

Pós-Doutorado em Educação - USP

Pós-Doutorado em Educação - UFGRS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Ufes.

Areas de Pesquisa: Educação Especial: formação docente e políticas públicas educacionais inclusivas

Clayde Aparecida Belo da Silva Mariano, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Pedagogia.

Mestra em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores.

Professora da Rede Municipal de Ensino de Cachoeiro de Itapemirim - ES.

Áreas de Pesquisa: Educação Especial, formação docente e práticas inclusivas.

Lara Regina Cassani Lacerda, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Educação Física e Pedagogia.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação - Ufes

Professora da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo

Área de estudos: Educação Especial - formação docente, políticas, práticas educativas e educação de surdos

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Publicado

2019-05-22

Como Citar

Vieira, A. B., Jesus, D. M. de, Mariano, C. A. B. da S., & Lacerda, L. R. C. (2019). 10 anos da política nacional de educação especial em uma perspectiva inclusiva: implicações no Espírito Santo. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 35(1), 229–247. https://doi.org/10.21573/vol1n12019.87030