Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil

Autores

  • Giselle Cristina Martins Real Universidade Federal da Grande Dourados
  • José da Silva Santos Junior Universidade Federal da Grande Dourados
  • Sandra Maria Zákia Lian Sousa Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP
  • Angela Maria Martins Fundação Carlos Chagas Universidade Cidade de São Paulo
  • Maria Helena de Aquiar Bravo Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP Fundação Carlos Chagas

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol1n12019.86902

Palavras-chave:

Abandono e reprovação escolar, Ações de reforço, Diretores municipais, Questionário contextual, Prova Brasil.

Resumo

São apresentados resultados de pesquisa que caracterizou iniciativas de diretores municipais do ensino fundamental, via questionário contextual da Prova Brasil 2015, no que tange ao controle do abandono, reprovação, acompanhamento da frequência e ações de reforço escolar. O tratamento estatístico delineou o cenário nacional no que se refere às práticas declaradas por esses diretores, em interlocução com estudos da área. Os dados indicam existência de ações para enfrentamento do tema que, contudo, ainda apresenta índices desafiadores em relação ao abandono e à reprovação em escolas municipais.

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Biografia do Autor

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados

http://orcid.org/0000-0002-8855-4141

José da Silva Santos Junior, Universidade Federal da Grande Dourados

https://orcid.org/0000-0001-6268-0062

Sandra Maria Zákia Lian Sousa, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP

https://orcid.org/0000-0001-5171-8301

Angela Maria Martins, Fundação Carlos Chagas Universidade Cidade de São Paulo

http://orcid.org/0000-0002-1267-8869

Maria Helena de Aquiar Bravo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP Fundação Carlos Chagas

https://orcid.org/0000-0001-5077-8839

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Publicado

2019-05-22

Como Citar

Real, G. C. M., Santos Junior, J. da S., Sousa, S. M. Z. L., Martins, A. M., & Bravo, M. H. de A. (2019). Abandono, reprovação, reforço escolar: respostas de diretores ao questionário contextual da Prova Brasil. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 35(1), 249–268. https://doi.org/10.21573/vol1n12019.86902