Educação Superior a Distância no Brasil: democratização da oferta ou expansão do mercado

Autores

  • Catarina de Almeida Santos

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82470

Palavras-chave:

Educação a distância - Brasil, expansão educacional, Educação Superior

Resumo

Resumo: O artigo apresenta resultados da análise do processo de regulação, implantação e expansão da Educação Superior a distância no Brasil, que buscou compreender em que medida esse processo está em consonância com a expansão do mercado educacional. A pesquisa, de base documental, analisou os dados do Censo da Educação Superior, documentos do Banco Mundial, ONU, Unesco e OCDE. Os resultados apontam um acelerado processo de expansão da oferta pelo setor privado, o arrefecimento da oferta pública, além de um processo de regulação que favorece a expansão do mercado educacional.

Palavras-chave: Educação a distância - Brasil; expansão educacional; Educação Superior

 

Abstract: The article presents the results of the process of regulation, implantation, and the expansion of distance education in Brazil, which sought to understand how this process is in line with the expansion of the educational market. The documentary-based survey analyzed data from the Census of higher education, World Bank, UN, Unesco, and OECD documents. The results point to an accelerated process of expansion of supply by the private sector, the cooling of the public offering, and a process of regulation that favors the expansion of the educational market.

Keywords: distance education - Brazil; educational expansion; college education

 

Resumen: El artículo presenta los resultados de análisis del proceso de regulación, implantación y expansión de la educación superior a distancia en Brasil, cuyo objetivo es comprender en qué medida ese proceso está en consonancia con la expansión del mercado educativo. En la investigación, de base documental, se analizaron los datos procedentes del Censo de la Educación Superior, de los documentos del Banco Mundial, ONU, Unesco y OCDE. Los resultados apuntan a un acelerado proceso de expansión de la oferta por el sector privado, el enfriamiento de la oferta pública, además de un proceso de regulación que favorece la expansión del mercado educativo.

Palabras-clave: Educación a distancia - Brasil; expansión educacional; educación superior

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Biografia do Autor

Catarina de Almeida Santos

CATARINA DE ALMEIDA SANTOS é Professora Adjunta da Universidade de Brasília, Doutora em Educação pela USP, membro do Comitê Editorial da Revista Retratos da Escola, Vice-coordenadora da pesquisa Institucionalização da EaD nas Universidades Federais no Centro-Oeste e coordenadora da mesma pesquisa na Universidade de Brasília. E-mail: cdealmeidasantos@gmail.com

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Santos, C. de A. (2018). Educação Superior a Distância no Brasil: democratização da oferta ou expansão do mercado. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 34(1), 167–188. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82470

Edição

Seção

Dossiê: Arena Constitutiva da Educação Superior a Distância: as regras do jogo e como o jogo é jogado