Artes de governo, anarqueologia e assinaturas na geração de modelos analíticos no campo da Administração educacional

Autores

  • Alexandre Simão Freitas Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n32018.80458

Palavras-chave:

Governamentalidade, anarqueologia, Administração educacional.

Resumo

O artigo assume a noção de governamentalidade como ferramenta teórica fundamental na análise das categorias que estruturam as teorias administrativas em educação na atualidade. O objetivo consiste em desdobrar metodologicamente uma anarqueologia dos saberes da Administração educacional, seguindo as análises de Michel Foucault e Giorgio Agamben sobre o poder pastoral e a teologia econômica. Como resultado, delineia-se uma leitura alternativa sobre a subsunção recente do conceito de administração pelos paradigmas de gestão no contexto da globalização neoliberal.

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Biografia do Autor

Alexandre Simão Freitas, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional (DAEPE) e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação da Unviersidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2019-01-10

Como Citar

Freitas, A. S. (2019). Artes de governo, anarqueologia e assinaturas na geração de modelos analíticos no campo da Administração educacional. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 34(3), 727–748. https://doi.org/10.21573/vol34n32018.80458