L’action pédagogique des chefs d’établissements français: opportunités et tensions
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol33n32017.79298Palavras-chave:
gestores principais, ação pedagógica, instituição escolar.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as representações e as convicções dos gestores principais de instituições francesas de ensino médio da região Norte da França e demarcar as principais tensões com as quais esses gestores se confrontam em suas novas missões pedagógicas. O estudo é resultado de pesquisa qualitativa sobre o trabalho dos gestores principais e a partir das experiências de colaboração da autora em vários mestrados profissionais destinados a estes profissionais. Conclui-se que na instituição escolar, apesar de progredir pouco a pouco, a autonomia dos docentes ainda é pouco discutida e, na França, ainda é forte o estabelecimento da burocracia nas relações entre os profissionais que nela atuam. Ainda existe a influência das configurações locais das instituições e diversos fatores envolvidos em favor das novas missões estabelecidas para os gestores principais, objeto de estudo deste artigo.Downloads
Referências
Barrère A., Au cœur des malaises enseignants, Paris, Armand Colin, 2017
Barrère A, « La montée des dispositifs : un nouvel âge de l’organisation scolaire », Carrefours de l’éducation, 2013, n° 36, pp.95-117
Barrère A., Sociologie des chefs d’établissement, Paris, PUF, 2011 (2006).
Bouveau Patrick, Rochex Jean-Yves, 1997, Les ZEP, entre école et société, Paris, Hachette
Callon Michel, Lascoumes Pierre, Barthe Yannick, 2001, Agir dans un monde incertain, Paris, Seuil.
Dejours Christophe, 1998, Souffrance en France, Paris, Seuil.
Dujarier Marie-Anne, 2006, L’idéal au travail, Paris, P.U.F.
Duru-Bellat Marie, 2002, Les inégalités sociales à l’école, Paris, P.U.F.
Felouzis Georges, 1996, L’efficacité des enseignants, Paris, P.U.F.
Felouzis Georges, Perroton Joëlle. Repenser les effets établissements : marchés scolaires et mobilisations. Revue française de pédagogie, 2007, n°159, pp 103-119
Glasman Dominique, Oeuvrard Françoise (dir.), 2003, La déscolarisation, Paris, La Dispute.
Kerlan Alain, 2003, « Parcours diversifiés : le collège unique en trompe-l’œil ? », in Jean-Louis Derouet (dir.), Le collège unique en question, Paris, P.U.F.
Maroy Christian (dir.), 2002, L’enseignement secondaire et ses enseignants, Bruxelles, De Boeck.
Martin Elisabeth, Bonnery Stéphane, 2002, Les classes relais, Paris, E.S.F.
Merle Pierre, 1996, L’évaluation des élèves, Paris, P.U.F.
Merle Pierre, 1998, Sociologie de l’évaluation scolaire, Paris, P.U.F.
Rosenthal Robert A, Jacobson Lenore, 1975, Pygmalion dans la classe, Tournai, Casterman.
Terrail J-P., 2002, De l’inégalité scolaire, Paris, La Dispute,
Woods Peter, 1990, Teachers Skills and Strategies, London-New York-Philadelphia, The Falmer Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.