Cooperação como elemento essencial para o alcance da sustentabilidade

Autores

  • Maria Laís dos Santos Leite Universidade Federal do Cariri-UFCA
  • Suely Salgueiro Chacon

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol34n12018.75323

Palavras-chave:

cooperação, homo situs, contemporaneidade

Resumo

A resenha em tela é uma síntese da obra e dos principais conceitos do livro “Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação”, publicado em 2012 pelo sociólogo Richard Sennett. O objetivo da resenha é incitar outros leitores a procurarem a obra, além de socializar o conhecimento acerca do autor e da obra de maneira sintética, buscando ser útil como uma consulta introdutória. Em “Juntos” (2012) o autor estabelece como tema central a cooperação trazendo exemplos de como esta se apresenta desde a infância até a idade adulta. O autor compreende que a cooperação é na verdade uma habilidade, a capacidade de entender e mostrar-se receptivo para agir em conjunto, mas que este processo é bem mais complexo e pode trazer consequências danosas.

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Biografia do Autor

Maria Laís dos Santos Leite, Universidade Federal do Cariri-UFCA

MARIA LAÍS DOS SANTOS LEITE é Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável – PRODER, da Universidade Federal do Cariri – UFCA (2014-2016); Coordenadora de Integração e Articulação com a Comunidade da Pró-Reitoria de Extensão da UFCA. E-mail: lais.leite@ufca.edu.br

Suely Salgueiro Chacon

SUELY SALGUEIRO CHACON é Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2005). Professora e pesquisadora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: suelychacon@gmail.com

Referências

Richard Sennett. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro: Record, 2012. 378 p. Tradução: Clóvis Marques. ISBN 9788501098085.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

Leite, M. L. dos S., & Chacon, S. S. (2018). Cooperação como elemento essencial para o alcance da sustentabilidade. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 34(1), 311–314. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.75323