Riscos e potencialidades na expansão dos cursos de licenciatura em Educação do Campo

Autores

  • Mônica Castagna Molina
  • Salomão Mufarrej Hage

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68577

Palavras-chave:

Educação superior, educação do campo, políticas públicas.

Resumo

O artigo analisa as Licenciaturas em Educação do Campo enquanto política pública conquistada pelo campesinato, referenciando-se nas categorias do materialismo histórico dialético. Através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, buscou-se compreender riscos e potencialidades no processo de institucionalização destes cursos. A análise priorizou o ingresso dos camponeses na Educação Superior; a concepção da Alternância Pedagógica nos cursos e a consolidação da Educação do Campo como área de produção de conhecimento, evidenciando situações capazes de maximizar ou descaracterizar os efeitos dessa política.

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Biografia do Autor

Mônica Castagna Molina

MÔNICA CASTAGNA MOLINA é doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). É professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB), atuando como Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Apoio à Reforma Agrária. Coordenadora da Pesquisa “Educação do Campo e Educação Superior: uma análise de práticas contra-hegemônicas na formação de profissionais da Educação e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte”. Pesquisadora da Rede Universitas/Br, na qual participa do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”. E-mail: mcastagnamolina@gmail.com

Salomão Mufarrej Hage

SALOMÃO MUFARREJ HAGE é doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia. É bolsista produtividade do CNPq. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia. Integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo e Coordena a Escola de Conselhos Pará: Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense. É pesquisador da Rede Universitas/Br, na qual participa do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”. E-mail: salomao_hage@yahoo.com.br

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Molina, M. C., & Hage, S. M. (2016). Riscos e potencialidades na expansão dos cursos de licenciatura em Educação do Campo. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 32(3), 805–828. https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68577

Edição

Seção

Expansão da educação superior: balanço, perspectivas e desafios