As políticas de educação superior na esteira dos organismos internacionais

Autores

  • Olgaíses Cabral Maués
  • Robson dos Santos Bastos

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68570

Palavras-chave:

Organismos internacionais, internacionalização da educação superior, formação de professores.

Resumo

Resultados iniciais de uma pesquisa em curso, com financiamento do CNPq; analisa a relação entre a internacionalização da educação superior, a agenda dos organismos internacionais e as políticas de formação docente no Brasil. Estudo bibliográfico sobre as estratégias adotadas pela União Europeia para o desenvolvimento da Educação Superior; os documentos da OCDE, BM e UNESCO e suas implicações sobre as políticas de formação no Brasil. Conclusões iniciais indicam que há uma grande similitude entre o propagado internacionalmente e o que se encontra na legislação brasileira sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olgaíses Cabral Maués

OLGAÍSES CABRAL MAUÉS é doutora em Ciência da Educação, Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), Pesquisadora em Produtividade do CNPq, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Participante da Rede Universitas/Br, como pesquisadora do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”. E-mail: olgaises@uol.com.br

Robson dos Santos Bastos

ROBSON DOS SANTOS BASTOS é mestre em Educação, Professor Efetivo da Rede Estadual de Ensino do Estado do Pará, Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Participante da Rede Universitas/Br, como pesquisadora do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”. E-mail: robsonbastos@hotmail.com

Referências

ABREU, Paula Santos. GATS. O Acordo sobre Serviços da OMC. Revista do Programa de Mestrado em Direito do UniCEUB, Brasília,v.2, n.2, p. 502-526, jul./dez.2005.

BANCO MUNDIAL. Professores excelentes. Como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. 2014. Disponível em: <http://www.worldbank.org/content/dam/Worldbank/Highlights%20&%20Features/lac/LC5/Portuguese-excellent-teachers-report.pdf>. Acesso em: 1 maio 2015.

______. Achieving world class education in Brazil: the next agenda. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7290-achieving-world-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 17 nov. 2012.

BANCO MUNDIAL. Construir sociedades de conocimiento: nuevos desafios para laeducación terciaria. 2003. Disponível em: <http://siteresources.worldbank.org/TERTIARYEDUCATION/Resources/Documents/Constructing-Knowledge-Societies/CKS-spanish.pdf>. Acessoem: 17 nov. 2012.

BRASIL. Lei nº 11.738 de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm>. Acesso em: 11 maio 2009.

CAMPOS, Diego Araujo. Direito Internacional Público para concursos: teoria e questões. Rio de Janeiro: Academia, 2009.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. Tradução Silvana FinziFoá. São Paulo: Xamã, 1996.

COMISSÃO EUROPEIA. Estratégia de Lisboa. 2000. Disponível em:<http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/geral/files/estrategia_lisboa.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2016.

INEP/MEC. Prova nacional de concurso para o ingresso na carreira docente, 2011. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/prova-docente>. Acesso: 02 jun. 2013.

LIMA, Manolita Correia; MARANHÃO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 14, n. 3, p. 583- 610, nov. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S141440772009000300004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 01 maio 2016.

MCLUHAN,Marshall. A Galáxia de Gutenberg. São Paulo: Ceneusp, 1972.

OCDE. Le rôle crucial des enseignants. Politiques d’éducation et de formation Atirrer, Former et Retenirdesenseignants de qualité. 2006. Disponível em: <http://www.keepeek.com/Digital-Asset-Management/oecd/education/le-role-crucial-des-enseignants_9789264018051-fr#page1>. Acesso em: 1º mai. 2008.

OCDE . TALIS 2013. INFORME ESPAÑOL Estudio Internacional de la Enseñanza y el Aprendizaje, 2013. Disponível http://www.mecd.gob.es/dctm/inee/internacional/talis2013/talis2013secundario25junioweb.pdf?documentId=0901e72b819ead37. Acesso out 2014

OLIVEIRA, Marlize Rubin; WIELEWICKI, Hamilton de Godoy. Internacionalização da Educação Superior: processo de Bolonha. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 18, n. 67, p. 215-234, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S010440362010000200003&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 02 maio2016.

SIQUEIRA, Angela.C. A regulamentação do enfoque comercial no setor educacional via OMC/GATS. Revisa Brasileira de Educação, n. 26, p.145-184,maio/ago 2004.

UNESCO/OREALC. Cadastro de experiencias relevantes de políticas docentes en América Latina y el. 2014. Disponível em: Acesso em: 30 jan. 2015.

______. Caribe.Antecedentes y criterios para la elaboración de políticas docentes en América Latina y el Caribe. 2013a. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002232/223249S.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2014.

UNESCO.OREALC.Temas críticos para formular nuevas políticas docentes en América Latina y el Caribe: el debate actual. 2013b. Disponível em:. Acesso em: 20 fev. 2015.

______. Comitê Científico Regional para a América Latina e o Caribe. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento. 2003. Disponível em:<http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001344/134422por.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2016.

UNESCO. Desafios da Universidade na Sociedade do Conhecimento, 2008. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001344/134422por.pdf. Acesso mai 2013

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Maués, O. C., & Bastos, R. dos S. (2016). As políticas de educação superior na esteira dos organismos internacionais. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 32(3), 699–717. https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68570

Edição

Seção

Expansão da educação superior: balanço, perspectivas e desafios