A política de expansão e financiamento da pós-graduação: as diretrizes do PNPG (2011-2020) e PNE (2014-2024)

Autores

  • Fabíola Bouth Grello Kato
  • Luciana Rodrigues Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68569

Palavras-chave:

PNE, Pós-graduação, PNPG.

Resumo

O artigo versa sobre a atual política de expansão e de financiamento da pós-graduação por meio da análise do Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG (2011-2020) e da meta 14 do novo Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024). No contexto de uma pesquisa Qualitativa, sob recursos documentais, analisam-se o atual PNPG, o PNE, e o ordenamento jurídico que regulamentam as atividades de C,T&I brasileira, além de dados obtidos por meio do Geocapes, dentre outras fontes. As análises indicam que a política de indução da expansão e do financiamento da pós-graduação brasileira reposicionou o papel do Estado como agente indutor dessa atual etapa de expansão, seja pela via do uso do fundo público, seja pela regulamentação jurídica recente.

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Biografia do Autor

Fabíola Bouth Grello Kato

FABÍOLA BOUTH GRELLO KATO é doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará na linha de pesquisa de Política Educacional. Pesquisadora da Rede Universitas/Br, participando do OBEDUC ''Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil''. E-mail: fabiola_kato@hotmail.com

Luciana Rodrigues Ferreira

LUCIANA RODRIGUES FERREIRA é doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, na linha de Estado, politica e Formação Humana. Mestre em educação pela Universidade Federal do Pará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (Unama). Pesquisadora da Rede Universitas/Br, participando do OBEDUC ''Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil''. E-mail: lucianarofer@gmail.com

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Kato, F. B. G., & Ferreira, L. R. (2016). A política de expansão e financiamento da pós-graduação: as diretrizes do PNPG (2011-2020) e PNE (2014-2024). Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 32(3), 677–697. https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68569

Edição

Seção

Expansão da educação superior: balanço, perspectivas e desafios