Monitoramento e avaliação dos planos de educação: breves contribuições

Autores

  • Luiz Fernandes Dourado
  • Geraldo Grossi Junior
  • Roberval Angelo Furtado

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n22016.67198

Palavras-chave:

Plano de Educação, monitoramento, avaliação, políticas educacionais.

Resumo

O presente artigo visa a situar a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) por meio da Lei n. 13.005/2014 e dos planos decenais correspondentes elaborados pelos entes federados (estados, Distrito Federal e municípios), com ênfase nas questões atinentes ao monitoramento e avaliação dos planos. Parte-se do pressuposto analítico de que os processos de proposição e materialização de planos de educação são complexos e, portanto, não se efetivam de maneira linear, requerendo condições objetivas e políticas direcionadas ao efetivo cumprimento das metas e estratégias. Nesse contexto, no presente artigo, destaca-se que o planejamento, a proposição de políticas e a produção de indicadores se articulam ao processo de monitoramento e avaliação do plano entendido como epicentro das políticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernandes Dourado

Doutor em Educação e professor titular e Emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Membro do Conselho Nacional de Educação (2012/2016) e dos Conselhos Superior e CTC-EB da Capes.

Geraldo Grossi Junior

Professor da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso; Mestre em Educação, Diretor de Cooperação e Planos de Educação do Ministério da Educação (MEC).

Roberval Angelo Furtado

Professor e Especialista em Educação da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (MS), Coordenador-Geral de Implantação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação do Ministério da Educação (MEC).

Downloads

Publicado

2016-08-21

Como Citar

Dourado, L. F., Grossi Junior, G., & Furtado, R. A. (2016). Monitoramento e avaliação dos planos de educação: breves contribuições. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 32(2), 449–461. https://doi.org/10.21573/vol32n22016.67198