Políticas de expansão da educação superior no Brasil: a formação de professores a distância na UAB

Autores

  • Denilda Caetano Faria PUC - GO
  • Moisés Gregório da Silva PUC - GO
  • Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida PUC - GO

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n32016.65688

Palavras-chave:

Formação docente, Educação a Distância, UAB.

Resumo

O objetivo do estudo é compreender a formação docente a distância no contexto de expansão e interiorização da educação superior. São trazidas reflexões sobre o processo de implementação das políticas de formação de professores a distância na educação superior e suas implicações, mais especificamente na Universidade Federal do Tocantins (UFT). A metodologia adotada recorre a fontes bibliográficas e documentais e a entrevistas com os coordenadores de cursos da UFT que atuam em dois polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) situados no interior do estado do Tocantins. Os resultados evidenciam que houve um aumento significativo de oferta de cursos de licenciaturas a distância no estado; contudo, muitos desafios precisam ser superados no sentido de ampliar o acesso e garantir a qualidade na formação docente.

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Biografia do Autor

Denilda Caetano Faria, PUC - GO

DENILDA CAETANO DE FARIA é doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO. Realiza pesquisa na linha de pesquisa, Educação, Sociedade e Cultura, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Servidora da Universidade Federal do Tocantins. Atua como administradora e professora de cursos EaD. E-mail: denilda@uft.edu.br

Moisés Gregório da Silva, PUC - GO

MOISÉS GREGÓRIO DA SILVA é doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Realiza pesquisa na linha de pesquisa, Educação, Sociedade e Cultura, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). E-mail: moisesgregorio2@gmail.com

Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, PUC - GO

MARIA ZENEIDE CARNEIRO MAGALHÃES DE ALMEIDA é doutora em História UnB (2009). Professora Adjunta PUC Goiás- EFPH e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. Coordenadora do NEPHEM/PUCGO do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UNICAMP/FE). Líder do Diretório (CNPq/PROPE) do Grupo de Pesquisa: “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais” (PROPE/PPGE/PUCGO). E-mail: zeneide.cma@gmail.com

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

Faria, D. C., Silva, M. G. da, & Almeida, M. Z. C. M. de. (2016). Políticas de expansão da educação superior no Brasil: a formação de professores a distância na UAB. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 32(3), 851–870. https://doi.org/10.21573/vol32n32016.65688

Edição

Seção

Expansão da educação superior: balanço, perspectivas e desafios