A educação especial no âmbito do planejamento orçamentário do município de Vitória, Espírito Santo

Autores

  • Marileide Gonçalves França Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol32n012016.62376

Palavras-chave:

Educação especial, Estado, planejamento, orçamento.

Resumo

Este texto analisa a ação do Poder Público no provimento de recursos à educação especial no âmbito do planejamento orçamentário do município de Vitória, Espírito Santo, no período de 2008 a 2013. Entende o Estado como espaço público marcado pela correlação de forças entre classes que compõem a sociedade e participam da formulação de políticas públicas. Para tanto, realiza pesquisa documental e evidencia que a educação especial integrava o orçamento municipal. Contudo, os valores irrisórios previstos para essa modalidade estavam subdimensionados e/ou agregados às outras etapas de ensino.

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Biografia do Autor

Marileide Gonçalves França, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (2014) e atualmente, atua como pedagoga no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cariacica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; financiamento da educação, formação de professores; planejamento educacional, avaliação educacional e inclusão escolar.

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Publicado

2016-06-23

Como Citar

França, M. G. (2016). A educação especial no âmbito do planejamento orçamentário do município de Vitória, Espírito Santo. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 32(1), 227–246. https://doi.org/10.21573/vol32n012016.62376