A dimensão meritocrática dos testes estandardizados e a responsabilização unilateral dos docentes

Autores

  • Leonice Matilde Richter Universidade Federal de Uberlândia
  • Vilma Aparecida Souza
  • Maria Vieira Silva

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol31n32015.60198

Palavras-chave:

Avaliação externa, estado avaliador, políticas educativas, trabalho docente.

Resumo

Analisa-se a relação entre as políticas educacionais elaboradas pelo Estado e a intensificação do trabalho docente mediante testes estandardizados na educação brasileira, a qual é entendida como estratégia inerente à sua lógica gerencial. Como recorte empírico realizamos questionários e entrevistas com profissionais da rede Estadual de ensino de Minas Gerais. Os resultados evidenciam a responsabilização unilateral docente pelos resultados dos testes; omissão do Estado na promoção de condições de trabalho e a promoção de princípios competitivos e meritocráticos na escola pública.

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Richter, L. M., Souza, V. A., & Silva, M. V. (2016). A dimensão meritocrática dos testes estandardizados e a responsabilização unilateral dos docentes. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 31(3), 607–625. https://doi.org/10.21573/vol31n32015.60198