Produção de conhecimento sobre políticas para formação e carreira docentes no Brasil

Autores

  • Isabel Melero Bello Universidade Federal de São Paulo
  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Universidade Federal de São Paulo
  • Mirna Ribeiro Lima da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) Campus Catu

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol31n32015.56397

Palavras-chave:

Formação e carreira docentes, pesquisa em educação, campo educacional.

Resumo

O artigo analisa a produção acadêmica sobre políticas para a formação e carreira docentes em resumos de teses e dissertações da área de educação defendidas no período 2000 2010 no Brasil. O mapeamento permitiu caracterizar esses trabalhos quanto ao ano de defesa, nível do curso, orientadores, linhas de pesquisa, tópicos pesquisados, referenciais teóricos utilizados e instituições de origem, permitindo compreender como está se configurando o campo. Considera-se que houve ampliação de estudos sobre o tema no período, mas também dispersão dos trabalhos entre diferentes Linhas de Pesquisa e orientadores.

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Biografia do Autor

Isabel Melero Bello, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação (USP/SP). Professora do Departamento de Educação da Unifesp, atuando na Graduação, no curso de Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação. Membro dos Grupos de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE) - UNIFESP e Avaliação de Políticas Educacionais - UNIFESP. Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6608937354121946.

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação (PUC/SP). Professora do Departamento de Educação da Unifesp, atuando na Graduação, no curso de Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação. Membro dos Grupos de Pesquisa “Política Educacional e Gestão Escolar” (Unifesp) e “Docência em suas múltiplas dimensões” (PUC/SP). Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5091309773899741

Mirna Ribeiro Lima da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) Campus Catu

Mestre em Educação (UFPR). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) Campus Catu, na área de Política Educacional. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Popularização das Ciências (GPEC). Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5506010971493309

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Bello, I. M., Penna, M. G. de O., & Silva, M. R. L. da. (2016). Produção de conhecimento sobre políticas para formação e carreira docentes no Brasil. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 31(3), 545–566. https://doi.org/10.21573/vol31n32015.56397