La Covid en las E2O en España

Impacto sobre el alumnado y reacción de las escuelas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.126413

Resumo

Objetivo: Identificar o impacto da crise da Covid sobre os estudantes nas escolas de segunda oportunidade, suas condições de vida e expectativas; e mostrar a reação dessas escolas às necessidades causadas pela crise. Método: Apresentam-se resultados quantitativos, alguns também qualitativos, de três estudos realizados em escolas de segunda oportunidade na Espanha nos anos letivos de 2020-2021 e 2021-2022. Estes dados tem origem de uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Educação e Formação Profissional, da Associação Espanhola de Escolas de Segunda Oportunidade e de um projeto de P&D financiado pelo Governo Regional de Valência. Nas duas primeiras, foram coletados dados de 40 das 43 escolas de segunda oportunidade credenciadas; enquanto no terceiro os dados são de 28 escolas. Os alunos responderam a questionários e, também foram realizadas entrevistas com as equipes gestoras e pedagógicas, além de grupos de discussão com os alunos; com algumas questões focadas no impacto da Covid nos alunos, nas escolas, nos estágios, bem como nas condições de vida e expectativas dos alunos. Conclusões: Os resultados são discutidos em contraste com estudos recentes sobre o perfil dos alunos nas escolas de segunda oportunidade e mostram como estes jovens, que já se encontravam em situação de vulnerabilidade antes da Covid, sofreram consequências, predominantemente econômicas e em menor escala em termos de expectativas de vida. No entanto, a forma como as escolas responderam à situação, parece ter respondido a muitas das necessidades destes jovens e das suas famílias, em maior medida do que as escolas secundárias regulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Marhuenda, Universitat de València

Catedrático de Didáctica y Organización Escolar, coordinador del grupo de investigación Transicions (GIUV2013-093)

Ignacio Martínez-Morales, Universitat de València

Doctor en Sociología. Universitat de València. Profesor del Departamento de Sociología y Antropología Social. Miembro del grupo de investigación Transicions (GIUV2013-093)E-mail: ignacio.martinez@uv.es

Elsa Olmeda-Rodríguez, Universitat de València

Técnico superior de investigación

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Marhuenda, F., Martínez-Morales, I., & Olmeda-Rodríguez, E. (2022). La Covid en las E2O en España: Impacto sobre el alumnado y reacción de las escuelas. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.126413