PAULO FREIRE E A POLÍTICA EDUCACIONAL ATUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113259

Palavras-chave:

conscientização, compromisso social, dimensão política, educação pública

Resumo

Este artigo objetiva articular categorias do pensamento freiriano, conscientização e compromisso, com a construção de alternativas de intervenção, no cenário atual de desmonte e retrocesso, em perspectiva contra-hegemônica e emancipadora. Freire (1967, 1979ª. 1979b) norteia a análise deste momento de transição, polarização e desafios, em movimento de reafirmação da dimensão política do fenômeno educativo e sua função social. As sínteses, dadas as incertezas do cenário em análise, permanecem abertas, em movimento de construção dialógica, em defesa da educação pública, da democracia e da vida.

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Biografia do Autor

Lucilia Augusta Lino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj

Doutora em Educação (PUC-Rio). Professora adjunta do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada (DEIC), da Faculdade de Educação, da UERJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação  Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formaçãode Professores  - PPGEDU/FFP/UERJ. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação de professores, democracia e direito à educação - GRUPEFOR/UERJDiretora de Articulação Institucional da ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. 

Maria da Conceição Calmon Arruda, Universidade Do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Fundação Oswaldo Cruz - FioCRUZ

Doutora em Educação (PUC-RIO). Professora adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação de professores, democracia e direito à educação - GRUPEFOR/UERJ. 

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Lino, L. A., & Arruda, M. da C. C. (2021). PAULO FREIRE E A POLÍTICA EDUCACIONAL ATUAL: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA VIDA. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(2), 736–752. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113259

Edição

Seção

Paulo Freire e a gestão educacional