‘NÃO QUERO SEGUIDORES’: REFLEXÕES CRÍTICAS DE BASE FREIREANA À GESTÃO DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113255Palavras-chave:
Paulo Freire - Gestão Democrática do Ensino Público - materialidadeResumo
O texto reflete acerca da materialidade da Gestão Democrática do Ensino Público, a partir do pensamento de Paulo Freire. O texto ancora-se em uma metodologia analítico-reconstrutiva, tendo como espaço empírico os artigos publicados nos Anais dos Simpósios Brasileiros de Política e Administração da Educação, de 2009 a 2019, constituindo um corpus de 473 artigos, donde é possível indicar compreensões sobre a materialidade da Gestão Democrática a partir de três perspectivas: os empecilhos, os indicadores e os princípios. Em diálogo com parte da obra de Paulo Freire, conclui-se que os empecilhos, indicadores e princípios são relacionados e complementares, amparando uma materialidade para a Gestão Democrática.
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