PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL

Autores

  • Lúcio Jorge Hammes Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Jaguarão. http://orcid.org/0000-0003-0658-4628
  • Itamar Luís Hammes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUIL) – Campus Lajeado e do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em Charqueadas. http://orcid.org/0000-0002-3532-5011
  • Jaime José Zitkoski Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS) https://orcid.org/0000-0003-1266-2039

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113243

Palavras-chave:

Paulo Freire, Gestão educacional, Pesquisas, Pós-graduação.

Resumo

A gestão educacional tem em Paulo Freire referência destacada na academia e contribui para o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação. Partindo dos dados coletados nos trabalhos de conclusão de três Programas de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul fez-se uma abordagem qualitativa, na perspectiva metodológica da abordagem da análise documental. Os resultados apontaram para a importância destas pesquisas para superar a educação bancária e compreender a gestão das práticas educativas e das políticas públicas, tendo presente a perspectiva interdisciplinar da obra de Paulo Freire. Este diálogo, constatado nas pesquisas pode ajudar a qualificar a gestão educacional na ação educativa e na gestão das redes de ensino

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Biografia do Autor

Lúcio Jorge Hammes, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Jaguarão.

Lúcio Jorge Hammes - Professor dos cursos de licenciatura e do PPG em Educação da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão - Jaguarão, RS, Brasil. E-mail: luciohammes@unipampa.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6851209637611049

Itamar Luís Hammes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUIL) – Campus Lajeado e do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em Charqueadas.

Itamar Luís Hammes - Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUIL) – Campus Lajeado e do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Lajeado, RS, Brasil.

E-mail: itamarh57@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9147655862894347

Jaime José Zitkoski, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS)

Jaime José Zitkoski - Professor do Progrma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. – Porto Alegre, RS, Brasil.

E-mail: jaime.jose@ufrgs.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4765559144115241

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Hammes, L. J., Hammes, I. L., & Zitkoski, J. J. (2021). PAULO FREIRE E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PESQUISAS EM TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(2), 867–885. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113243

Edição

Seção

Paulo Freire e a gestão educacional