POLÍTICA CURRICULAR NA GESTÃO FREIREANA EM SÃO PAULO: DIÁLOGO COM ANA MARIA SAUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113178

Palavras-chave:

Paulo Freire – gestão educacional – diálogo escola-universidade – cotidiano escolar – formação continuada

Resumo

Este ensaio se tece a partir de conversa com a Profª Ana Maria Saul e de reflexões em torno dela. Objetiva apresentar a gestão freireana na SME/SP, conforme ela a percebe, hoje. Metodologicamente inscrito no campo da pesquisa narrativa, aborda, em três partes, os temas da educação democrática, dos diálogos universidade-escola e dos cotidianos e suas narrativas, presentes na gestão freireana, em diálogo com conceitos do autor como a humanização, o diálogo e o compromisso político do educador como formas de luta contra a dominação. No final, traz uma reflexão sobre a utopia freireana em oposição à distopia atual.

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Biografia do Autor

Inês Barbosa de Oliveira, UERJ/UNESA

Professora titular da Faculdade de Educação da UERJ e Professora do Programa de pós-graduação em educação da UNESA.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Oliveira, I. B. de. (2021). POLÍTICA CURRICULAR NA GESTÃO FREIREANA EM SÃO PAULO: DIÁLOGO COM ANA MARIA SAUL. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(2), 653–673. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113178

Edição

Seção

Paulo Freire e a gestão educacional