POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (1989-1992)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.112837

Palavras-chave:

Gestão e Política Educacional. Escola Pública Popular. Pensamento freiriano.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a perspectiva de gestão e política educacional na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1992) durante a implementação da escola pública popular. O método de análise é um estudo teórico da legislação pertinente ao tema no Conselho Estadual de Educação (CEE) e um estudo teórico documental nos cadernos de formação, regimentos e demais fontes que compõem os materiais de formação docente, reorganização curricular e implementação dos ciclos de formação no ensino fundamental municipal. Conclui-se que se trata de uma experiência radical em gestão e política educacional.

 

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Biografia do Autor

Vagno Emygdio Machado Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas.

Graduado em Ciências Sociais (UNESP), Mestre e Doutor em Educação (UFSCar). Professor de Filosofia e Sociologia no IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT).

Tânia Barbosa Martins, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Graduada em História (UFOP). Mestre e Doutora em Educação (UFSCar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNIMEP.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Dias, V. E. M., & Martins, T. B. (2021). POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (1989-1992). Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(2), 886–905. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.112837

Edição

Seção

Paulo Freire e a gestão educacional