A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS

Autores

  • Sandra Terezinha Urbanetz Instituto Federal do Paraná
  • Eliana Nunes Maciel Bastos

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.112318

Palavras-chave:

Gestão. Democracia. Educação Profissional. Paulo Freire.

Resumo

O texto destaca a gestão democrática como premissa para a realização de uma educação mais igualitária nos âmbitos da educação nacional, principalmente, na ambiência da Educação Profissional e Tecnológica (Ept). Demonstrando os subsídios legais vigentes e os indicativos de Paulo Freire para a constituição de uma gestão democrática. Têm-se o objetivo de aguçar as discussões acerca da postura participativa e/ou democrática das gestões escolares contemporâneas, a partir dos pressupostos Freirianos, os quais são imprescindíveis quando se almeja constituir uma educação integral qualitativa.

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Biografia do Autor

Sandra Terezinha Urbanetz, Instituto Federal do Paraná

Pós Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH – 2013/2014). Pós Doutora pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal (2015). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2011). Docente do Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba.

Eliana Nunes Maciel Bastos

Mestre em Educação pelo Instituto Federal do Paraná (2020). Pedagoga e Professora na Rede Municipal de Pinhais/PR.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Urbanetz, S. T., & Bastos, E. N. M. (2021). A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(2), 921–937. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.112318

Edição

Seção

Paulo Freire e a gestão educacional