O MOVIMENTO FORMATIVO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: REPERCUSSÕES À ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol37n22021.107582

Palavras-chave:

Políticas de Formação continuada de professores. PNAIC - Matemática. Alfabetização Matemática.

Resumo

O artigo analisa o movimento formativo do PNAIC Matemática e suas repercussões à prática pedagógica de professores alfabetizadores. Discute dados qualitativos de entrevistas com professoras de escolas municipais de Curitiba e da revisão de literatura. A contribuição do programa é constatada, principalmente, pelo pacto entre entes federados e universidades públicas, a reflexão, o compartilhamento de experiências e a construção de saberes na perspectiva da alfabetização matemática. Aponta-se como contradição a descontinuidade da formação continuada de caráter nacional com políticas de governo.

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Biografia do Autor

Maria Iolanda Fontana, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná(UTP). Professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná(UTP), na linha de Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores.  Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP/UTP).

Ettiène Guérios, Universidade Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisas Pedagogia, Complexidade e Educação.

Vanda Maria de Souza, Rede de Ensino do Estado do Paraná e da Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Licenciatura e bacharelado em Matemática, Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professora de Matemática do Estado do Paraná e da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). Atua na RME, com formação continuada de professores dos anos iniciais. Desenvolve pesquisas, principalmente, sobre políticas e práticas de formação de professores.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Fontana, M. I., Guérios, E., & de Souza, V. M. (2021). O MOVIMENTO FORMATIVO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: REPERCUSSÕES À ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 37(2), 1032–1052. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.107582